Skip to content Skip to footer

A SITUAÇÃO ELÉCTRICA EM CUBA VAI MELHORAR

O bloqueio continua e não cessa de se agravar face à ofensiva que Biden e dos seus amigos europeus residentes no Parlamento em Bruxelas.

 

As novas velhas fórmulas de ingerência em estados soberanos continuam e tiveram expressão recentemente com a aprovação no plenário do Parlamento de uma proposta apresentada pela direita mais reaccionária europeia com a cumplicidade de forças politicas que se dizem democratas e defensora dos direitos humanos. Sobre esta triste e preocupante ocorrência a AAPC divulgou através dos seus meios a sua posição.

 

Uma das áreas afectadas em Cuba é a da distribuição de energia devido às dificuldades com o fornecimento de energia eléctrica e que afectam de forma substancial a economia e a vida das populações tem origem essencialmente com dois factores:

 

Por um lado o facto dos equipamentos serem velhos e nos limites da sua necessária eficácia o que potencia avarias técnicas, por outro lado, e este certamente o que mais obstáculos coloca, a dificuldade na importação dos componentes necessários para a manutenção e renovação dos velhos equipamentos.

O colapso recente das centrais de Matanzas e de Felton está precisamente relacionada com o seu desgaste.

 

O primeiro ministro Manuel Marrero Cruz, em visite ao local informou que as centrais estão reparadas e a sua entrada em funcionamento vai permitir o restabelecimento progressivo do fornecimento energético.

“Todos nós estamos cientes das complexidades do Serviço Eléctrico Nacional há meses, e tem havido um trabalho intenso para recuperar, manter e resolver problemas acumulados ao longo de muitos anos, devido à falta de recursos para poder realizar reparos de fundo”, disse o primeiro-ministro.

 

O primeiro ministro informou ainda que o país investiu quantias significativas de dinheiro na aquisição de peças de reposição, e que existe um programa de reparação para colocar motores de nova geração e consertar outros que são vitais.

 

Cuba e o seu povo continuarão a sua luta.

 

O povo cubano já é vitorioso ao resistir há mais de 60 anos a este criminoso bloqueio.

 

23.Setembro.2021

Leave a comment