94% dos doentes recuperaram da Covid-19 em Cuba

A afirmação foi expressa pelo doutor José Angel Portal Miranda, ministro da Saúde Pública, durante a sua intervenção na 74a Assembleia Mundial da Saúde

Foto: Minsap

«Em Cuba, a aplicação do Plano Nacional de Prevenção e Controle do Coronavírus, juntamente com os nossos protocolos de saúde e a experiência adquirida, permitiram a recuperação de 94% dos infectados com a Covid-19, o que coloca o país entre os de melhor desempenho nesse indicador».

Perante de um cenário internacional complexo, em que o número de casos é crescente e a distribuição injusta e desigual de vacinas é um desafio  para acabar com esse cenário, «desenvolvemos cinco vacinas candidatas, duas delas em testes clínicos de fase III, e outros três nas fases I e II. Os resultados até agora são muito encorajadores», disse.

«Estimamos que no final de agosto, 70% da população cubana esteja vacinada. Depois de concluídas as avaliações correspondentes, teremos uma quantidade maior de vacinas que não só beneficiarão Cuba, mas também outros países», afirmou.

Portal Miranda detalhou que a indústria de biotecnologia da Ilha conseguiu garantir que 85% dos produtos utilizados no protocolo de tratamento sejam de produção nacional, uma aposta na soberania tecnológica.

Garantiu que neutralizar o impacto da Covid-19 tem exigido um grande esforço diante do agravamento do injusto bloqueio económico, comercial e financeiro imposto ao país pelos Estados Unidos, que limita o acesso a recursos para enfrentar a doença.

Afirmou que «temos apoiado a luta contra a pandemia em 40 países, com o envolvimento de 57 brigadas do Contingente Henry Reeve, cujos membros se juntaram aos mais de 28 mil profissionais da Saúde que trabalham em 66 nações».

Fonte: informacion@granma.cu

Maio, 2021