Skip to content Skip to footer

Pleno emprego Em Cuba

A taxa de desemprego em Cuba, há mais de dez anos, é inferior a 4,0%, o que permite afirmar, segundo parâmetros internacionais, que há pleno emprego, informou o ministério da Economia e do Planeamento.

Foto: Miguel Febles Hernández.

 

O emprego é uma das principais garantias para os cidadãos. 

Actualmente, o país tem 3,1 milhões de trabalhadores no sector estatal, 48% deles no sector empresarial, e mais de 600 mil são trabalhadores autónomos ou independentes, de acordo com o ministério do Trabalho e Previdência Social (MTSS).

A direcção do Governo e do Estado cubano está a fazer um enorme esforço para garantir o direito ao trabalho da população cubana, em pleno aprofundamento do bloqueio económico dos Estados Unidos e à emergência provocada pela pandemia da Covid-19.

Com o apoio da Central dos Trabalhadores de Cuba, durante este ano, o MTSS prevê a criação de 32 mil novos empregos, de acordo com o relatório apresentado na 58ª sessão plenária do Conselho Nacional da organização operária. Desse total, 22 mil são do sector estatal e 10 mil autónomos. Estima-se que o ano de 2021 encerre com um nível de emprego de 4,6 milhões (4.619.200) de trabalhadores, sendo 3.1 milhões (3.107.500) no sector estatal e 1,5 milhão (1.511.700) no sector não estatal.

internet@granma.cu

Abril, 2021

Leave a comment