Contra o bloqueio e a pandemia, passos firmes do comércio exterior

A aprovação, entre 2019 e 2020, de 67 negócios com intervenção de capital estrangeiro em áreas como o turismo, construção, mineração e indústria, constitui uma prova fiável de que, apesar das circunstâncias adversas geradas pelo bloqueio e o impacto da pandemia, Cuba não abre mão de sua estratégia de desenvolvimento económico

Foto: SED Mariel.

No calendário passado, por meio da Janela Única de Comércio Exterior (Vuinex), foram realizados 186 procedimentos, enquanto 80 participações foram recebidas de potenciais investidores, nos quais, além dos sectores já citados, se acrescentam os dos transportes, fontes renováveis de energia, produção de alimentos, serviços profissionais, saúde e cultura.

Com o objectivo de ampliar as oportunidades de acesso ao portfólio de oportunidades cubano, esta semana iniciou, no que pode ser chamado de período experimental, a conclusão dos procedimentos online da Vuinex.

O seu arranque definitivo facilitará todos os processos nesta actividade, através da negociação online, simultaneamente, das autorizações e dos pagamentos necessários com as entidades responsáveis pelos registros, e das autorizações anteriores ao envio das mercadorias.

Outro passo vital no fomento da actividade é o registro de 1.756 contractos de importação e exportação, celebrados entre empresas estatais e formas de trabalho autónomo, desde a

Estes resultados respondem a uma estratégia de dinamização da economia, com oportunidades e protagonismo para todos seus atores, na procura de um país cada vez mais próspero e sustentável.

Síntese informativa, granma

Abril, 2021