Beisebol cubano: desenvolvimento acima de tudo, mas não a todo o custo

O Director Nacional de Beisebol fala acerca do retorno ao campo das equipes do 60º Campeonato Nacional e a elegibilidade dos jogadores para participar da temporada

Foto: Ricardo López Hevia

No dia 17 de agosto as equipas começarão a ser formadas.

Desde 1º de agosto, os jogadores de beisebol estão de volta ao campo. Conforme declarado no plano de medidas do movimento desportivo, os times que devem participar do 60º Campeonato Nacional, que começa em 12 de Setembro, começaram a sua preparação nos campos de jogo.

Do retorno aos estádios e da elegibilidade dos jogadores para a campanha cubana, Ernesto Reinoso, director nacional de beisebol, conversou com o Granma Internacional. «O retorno exige a máxima responsabilidade por parte dos diretores, treinadores e jogadores, no cumprimento das indicações para esta etapa de recuperação pós-Covid-19».

De acordo com as declarações de Ernesto Reinoso, foram criadas todas as condições para o início dos treinos.

Atletas e grupos de gestão desenvolveram processos de treinamento nas suas casas, portanto, quando chegarem ao campo, será necessário medir as diferentes capacidades que compõem a aptidão desportiva para enfrentar uma campanha de 75 desafios na sua fase inicial, além de outros 45 jogos na prorrogação, para os que ocuparem as seis primeiras posições. «A partir do dia 17, as equipas começarão a formar-se e, nessa data, serão conhecidos os nomes dos jogadores das de Guantánamo e Santiago de Cuba. No entanto, a lista de 34 jogadores por esquadrão será oficializada no Congresso Técnico do 60º Campeonato Nacional, marcado para os primeiros dias de Setembro», afirmou Reinoso.

Dados recolhidos do Jornal Granma

Agosto, 2020