É um facto: Cuba recupera e vai vencendo a pandemia

A partir de 3 de Julho, Havana entrou na fase um da recuperação e o resto do país – excepto Matanzas, que o fará na semana seguinte – passa à fase dois

Autor: Conselho de Ministros

Julho, 2020

Foto: Ariel Cecilio Lemus

Como já tinha sido informado, a partir das medidas tomadas e o esforço do nosso povo, todas as províncias do país, excepto Havana, encontram-se na primeira fase da primeira etapa da recuperação pós-Covid-19.

Revela-se justo dizer que sempre soubemos que Havana seria o lugar mais difícil e complexo no combate à pandemia, pelas características próprias que tem a capital do país.

Os resultados do trabalho realizado permitiram apreciar, nos últimos dias, o avanço neste combate na capital, até chegar ao ponto em que faz sete dias se vêm cumprindo, de maneira geral, os indicadores sanitários estabelecidos, ainda que se registem alguns casos diários, questão que faz parte deste processo.

Tendo em conta o anterior, o Grupo Temporário de Trabalho do Governo considerou que o cumprimento dos indicadores permitiu autorizar o início em Havana da primeira etapa da recuperação, na sua primeira fase, no passado dia, 3 de Julho.

A capital continuará a ser o local onde se concentram os maiores riscos, pelo qual os moradores de Havana deverão se incorporar nesta nova etapa com muita responsabilidade e cautela, cumprindo estritamente as medidas sanitárias estabelecidas.

Por outro lado, foi sendo monitorizado o comportamento da primeira fase da recuperação nas restantes províncias, o que avaliamos positivamente, verificando que os indicadores sanitários atingidos nesses territórios permitem passar a uma etapa superior.

Em consequência, o Grupo Temporário de Trabalho do Governo determinou autorizar a passagem das províncias e municípios do país à segunda fase da recuperação, que se verificou a partir da sexta-feira 3 de Julho, à excepção de Havana e Matanzas, e esta última província vai fazê-lo na próxima semana.

Chamamos a atenção acerca de que, do comportamento individual e colectivo da população, de maneira responsável, e do cumprimento bem-sucedido das medidas sanitárias, vai depender continuar avançando no processo de recuperação, minimizando os riscos, sobre o qual estamos certos de que vamos continuar contando com o apoio e a compreensão de nosso povo.

(Informação recolhida de elemento do jornal Granma)