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Unesco reconhece liderança de Cuba na educação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconheceu o resultado das políticas de Cuba no âmbito da educação inclusiva e de qualidade

 

Foto: Unesco

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconheceu o resultado das políticas de Cuba no âmbito da educação inclusiva e de qualidade, no recente Relatório de Acompanhamento da educação no mundo 2020 (conhecido como Relatório GEM).

Este relatório é o mecanismo de acompanhamento global sobre o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4: Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem durante a vida toda para todos.

A edição de 2020 sublinha que a participação na educação da primeira infância atinge 100% na Ilha maior das Antilhas, como parte da meta 4.2 deste ODS: «Daqui até 2030 assegurar que todas as meninas e todos os rapazes tenham acesso a serviços de atendimento e desenvolvimento na primeira infância e educação pré-escolar de qualidade, a fim de que estejam prontos para o ensino primário»

Yahima Esquivel, representante permanente de Cuba na Unesco, salientou na sua conta no Twitter que o relatório mundial «reconhece a eficiência do programa cubano ‘Educa teu filho’, a fim de garantir uma educação de qualidade e inclusiva, a partir da primeira infância e em contextos rurais» e põe em destaque «o programa de educação sexual de Cuba, destacando a sua abordagem preventiva, de género e de direitos sexuais, ao longo do plano de estudos básicos, disciplinas positivas e estudos de pós-graduação».

A diplomata cubana também referiu o reconhecimento do organismo internacional aos esforços do país, como exemplo na inserção de alunos com necessidades especiais no sistema educativo convencional.

Mais uma vez, a Unesco reconhece a liderança de Cuba nesse sector, ao nível mundial, uma nação em que no 73º artigo de sua Constituição estabelece que «a educação é um direito de todas as pessoas e responsabilidade do Estado, o qual garante serviços de educação gratuita, acessíveis e de qualidade, para a formação integral, a partir da primeira infância, até o ensino universitário de pós-graduação».

Autor: Enrique Moreno Gimeranez |

Junho, 2020

 

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