«A diplomacia revolucionária faz brilhar as ideias e a voz de Fidel»

Díaz-Canel instou os diplomatas a «continuar a trabalhar com igual criatividade, coragem e determinação para o desenvolvimento, cada vez mais preciso, da política externa do nosso país, cujo principal criador é Fidel e seu principal protagonista, o povo»

Autor: Milagros Pichardo | internet@granma.cu

Dezembro, 2019

Foto: José Manuel Correa

O presidente cubano destacou o papel essencial desempenhado pelo Minrex na prevenção do isolamento de Cuba e na expansão, aprofundamento e extensão das nossas relações com o resto do mundo.

«Ao Minrex unem-nos laços estreitos com uma história cheia de razões para exaltar o orgulho de serem cubanos, que começa antes de 23 de dezembro de 1959», disse o presidente da República Miguel Díaz-Canel Bermúdez, durante a gala político-cultural pelo 60º aniversário da fundação do Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba (Minrex).

O presidente disse que «a diplomacia revolucionária ilumina as ideias e a voz de Fidel desde os primeiros dias do triunfo», pois ele alertou desde cedo para necessidade da unidade latino-americana e que, mesmo antes da fundação do Minrex, foi garante da política externa do nosso país.

O chefe de Estado dedicou vários minutos aos momentos de fundação do Ministério e ao louvável trabalho do Chanceler da Dignidade, Raúl Roa García, «brilhante intérprete da ideologia de Fidel».

Explicou que «no Minrex hoje várias gerações de quadros, funcionários e trabalhadores coexistem, desde os fundadores até os mais jovens, já nascidos na Revolução, e que eles estão destinados a garantir os substitutos essenciais. Os mais novos terão uma história de consagração e heroísmo.

Argumentou que as administrações norte-americanas, «algumas vezes com o porrete e outras com a cenoura», tentaram de tudo, desde agressão a sedução, com o único objetivo de restabelecer um passado neocolonial e dependente em Cuba.

O presidente cubano falou sobre as principais funções do Minrex e destacou como uma das principais «o confronto com as políticas externas aplicadas pelos Estados Unidos em direção a Cuba. Nesse árduo caminho, são exemplares as batalhas contra o bloqueio na Assembleia Geral das Nações Unidas e as tentativas de condenar o nosso país na Comissão de Direitos Humanos».

Destacou o papel essencial que o Ministério das Relações Exteriores desempenhou na prevenção do isolamento de Cuba e na «expansão, aprofundamento e extensão das nossas relações com o resto do mundo. Graças ao trabalho contínuo do Minrex, Cuba atualmente mantém laços diplomáticos com 197 países, 128 embaixadas e missões permanentes e 20 consulados gerais».

Díaz-Canel comentou que o Minrex é portador da nossa solidariedade com os irmãos da América Latina e do Caribe, da África e de todo o Terceiro Mundo, da luta dos povos contra o imperialismo e o neoliberalismo. «O Minrex deu o seu apoio permanente ao povo venezuelano e à Nicarágua diante das tentativas de desestabilização», afirmou.

Da mesma forma, ressaltou que esta agência trabalhou para fortalecer as nossas relações com os países do Caribe. «Porto Rico e a luta pela sua independência sempre foram uma prioridade da política externa de Cuba».

Ênfase especial foi que, sob a direção do primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, general-de-exército Raúl Castro Ruz, a diplomacia cubana contribuiu decisivamente para a criação da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) e para a proclamação da América Latina e do Caribe como zona de paz.

Reconheceu especialmente o trabalho do Minrex na batalha pelo retorno da criança Elián e dos Cinco heróis, bem como ponderou o excelente trabalho dos nossos diplomatas na luta contra o bloqueio injustamente imposto a Cuba.

Argumentou que «a contagem de seis décadas de diplomacia revolucionária tem sido necessariamente longa e sempre incompleta, tão ligada aos 60 anos de batalhas incessantes e vitoriosas da Revolução, embora certamente também haja problemas a serem resolvidos e outros a serem superados».

Quanto aos tempos atuais, o presidente listou uma série de causas que defendem e apoiam a política externa cubana, como a luta dos povos africanos, a solidariedade com os povos palestino e saharaui e a República Árabe da Síria, as relações íntimas com o Vietname, além de fortalecer os laços com a China e a Rússia.

Em relação à União Europeia, afirmou que, embora ainda existam diferenças, «registaram-se avanços no sentido dos mecanismos de cooperação, sem interferência e com base no respeito e na soberania». E acrescentou que uma menção separada merece o relacionamento com os EUA, «cuja hostilidade e agressividade tem sido o centro desde o início da Revolução».

Insistiu que, dado o ressurgimento do bloqueio, «cabe à diplomacia cubana, junto com todo o povo, preservar a nossa soberania e independência».

Com grande orgulho e confiança, referiu-se ao Instituto Superior das Relações Exteriores, Raúl Roa García, e explicou que as tentativas iniciais de formar diplomatas foram transformadas ao longo dos anos num prestigiado Instituto, onde os alunos recebem cursos académicos e abrangentes revolucionários. «Neles e na qualidade da sua preparação e na profundidade do seu compromisso, vemos a continuidade expressa no Minrex».

Da mesma forma, falou sobre a extensão da relação entre o Minrex e o núcleo académico, e comentou sobre a criação do Centro de Pesquisa em Políticas Internacionais (CIPI), «cujo trabalho nos permite multiplicar as apreciações sobre eventos mundiais e investigações aprofunda na conformação de políticas e estratégias».

Alertou que ainda existem dias mais desafiadores e cenários cada vez mais complexos, diante da crescente agressividade do imperialismo, mas «temos a certeza de que vocês sempre vencerão obstáculos e enfrentarão os perigos com a inspiração que a bela história que os precede sempre proporciona».

Observando que aqueles que trabalharam nesse órgão durante essas seis décadas foram «pessoas de lealdade sem limites à Revolução e a Fidel», Díaz-Canel instou os diplomatas a «continuarem a trabalhando com igual criatividade, coragem e determinação para o desenvolvimento, cada vez mais preciso, da política externa de nosso país, cujo principal criador é Fidel e seu principal protagonista é o povo».

(extrato da intervenção do Presidente Diaz Canel na cerimónia de comemoração do 60º aniversário do Ministério das Relações Exteriores)