Nicolás Maduro: Existem bons e melhores tempos na América Latina

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, iniciou suas palavras no último dia do Encontro Antiimperialista de Solidariedade, pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, saudando o general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, quando disse que «onde estiver Raúl está Fidel»

Autor: Yenia Silva Correa | informacion@granma.cu

Autor: Juan Diego Nusa Peñalver | internet@granma.cu

Novembro 4, 2019

Foto: Endrys Correa Vaillant

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, iniciou suas palavras no último dia do Encontro Antiimperialista de Solidariedade, pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, saudando o general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, ocasião em que expressou «onde estiver Raúl está Fidel», diante de uma plateia fervorosa no Palácio das Convenções de Havana, com a presença do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e o segundo secretário do Partido, José Ramón Machado Ventura.

Maduro realçou que, quando entrou na sala, um slogan o comoveu muito: «Ouve-se, sente-se, Fidel está presente». «Trememos porque esse é o caso, Fidel está presente neste esforço para encontrar uma maneira de sair das tentativas neoliberais», disse.

Maduro lembrou como Cuba foi a primeira nação a convocar outros povos da América para se unirem para enfrentar o imperialismo. E mencionou o Chile, a nação que despertou diante das tentativas do governo daquele país de injectar mais neoliberalismo naquela terra.

O presidente venezuelano disse que é uma pena que a Constituição do ditador Augusto Pinochet ainda esteja em vigor no Chile. «Agora é o povo do Chile nas ruas que mudará a Constituição», afirmou.

A esse respeito, destacou a insatisfação do povo contra o modelo de exclusão do capitalismo neoliberal do Fundo Monetário Internacional (FMI) e «acompanhamos a rebelião dos povos do mundo contra o FMI e o modelo de exclusão», afirmou.

«Digo isso, lembrando que foi nesse cenário que Fidel tocou a campainha e foram os movimentos sindicais os que indicaram a primeira resposta. Então veio a queda do Muro de Berlim, a desintegração da URSS e o imperialismo foi considerado bem-sucedido para sempre».

«Muitas pessoas de movimentos esquerdistas tiraram as suas jaquetas. Os anos 90 foram tempos difíceis, porque tentaram impor o modelo político do neoliberalismo, um mundo unipolar e uma segunda resposta, onde Cuba desempenhou um papel fundamental. Cuba estava a passar pelo ‘período especial’, foi heróico o que Cuba fez quando foi deixada sem o apoio da URSS. Cuba resistiu, levantou-se, seguiu em frente, dando um exemplo revolucionário.

E então, acrescentou, na nossa América, houve um movimento forte, da esquerda, com um grande líder à frente, o nosso Comandante Hugo Chávez.

«Em 1999, promovemos o processo constitucional popular para perguntar ao povo se queria que uma Assembleia Constituinte transformasse o Estado». E lembrou que, em 25 de Abril de 1999, o povo, com o seu voto, apoiou a proposta do comandante Hugo Chávez.

Denunciou que desde o início acusaram o comandante Chávez de ditador, caudilho, e houve pessoas, não da direita, que acreditaram nisso. «Hoje sou acusado de ditador e somos perseguidos e acusados de tudo para executar um golpe de Estado e há pessoas, não da direita, que acreditam nisso e temem se aproximar da Venezuela e covardemente cedem à chantagem imperialista», reflectiu.

O estadista bolivariano reafirmou que a Venezuela nunca cederá a um projecto neoliberal e permanecerá num projecto latino-americano, bolivariano e revolucionário.

Disse que a Revolução Bolivariana surgiu há pouco mais de 20 anos como uma resposta inicial ao pensamento ditatorial e unipolar do império e surgiu como uma resposta inicial para mostrar que outro mundo é possível para garantir educação gratuita, saúde gratuita, moradia decente, sindicato e direitos sociais, pensões e reformas decentes, direitos culturais. É um modelo alternativo, que mostra que no tempo das vacas gordas e no tempo das vacas magras é possível distribuir a riqueza entre todos.

«A Constituição (da nova Venezuela) foi aprovada em referendo constitucional, em 15 de Dezembro de 1999. Em 15 de Dezembro, completamos 20 anos. Aqui está o guia estratégico: foi a primeira resposta que a luta social poderia alcançar, a luta ideológica pela tomada do poder político por meios eleitorais.

«Já faz muito tempo, podemos dizer que a nossa Revolução mantém intacto o caminho.

«A força revolucionária da Venezuela, enfrentando campanhas na mídia global, agressão, assassinato, não é pouca coisa.

«São campanhas especializadas que são feitas contra o Chavismo.

«A campanha na Argentina é especializada. Por que tantas campanhas, tanta manipulação, tanto medo?», perguntou Maduro.

«Apesar de tantas campanhas, estamos de pé. Não é pouca coisa dizer que a Revolução em 20 anos venceu 23 eleições de 25 e estamos preparados para vencer a 24ª eleição em poucos meses.

Maduro ressaltou que há dois anos, no meio de manifestações de rua e assassinatos na Venezuela, foram às eleições «e dizem que somos uma ditadura»; e de 23 províncias, vencemos em 20 com a soma de 54% dos votos e dois meses depois de 335 prefeituras vencemos em mais de 300 e com 68% dos votos.

Salientou que entre 2002 e 2013 houve um momento de esplendor ofensivo e revolucionário com o comandante Chávez, após a tentativa de golpe na Venezuela e com a chegada de Lula, Evo, Tabaré, de Correa, do padre Lugo no Paraguai, de Mel Zelaya nas Honduras e com a revolucionária Cuba de sempre. Cada processo com seus sinais particulares.

Disse então que na região houve um revés com o golpe nas Honduras contra o presidente Zelaya, no Paraguai contra o presidente Lugo e no Brasil contra a presidenta Dilma. Denunciou que no país gigante sul-americano houve outro golpe contra Lula «para impedi-lo de vencer as eleições, e tenho a certeza que ele vencerá quando sair da prisão».

Salientou o quão difícil foi o golpe na Argentina com a vitória de Mauricio Macri. «A morte de Chávez foi um golpe, porque Chávez foi o chefe de uma corrente histórica de grande importância».

Acrescentou que o ressurgimento do bloqueio económico contra Cuba, nos dias da administração de Donald Trump, é um momento difícil.

«Depois de tudo isso, da forte resistência que tivemos hoje, no final de 2019, podemos dizer que uma nova situação geopolítica na região está a começar a formar-se e uma nova onda surgiu para enfrentar o neoliberalismo».

Nesse sentido, apontou três factos: o facto de resistência da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (Alba), com Cuba, Venezuela, Nicarágua e Caribe, e destacou sua resistência activa, vitoriosa.

E então disse que nós todos temos a certeza de que o indiano Evo resistirá e terá sucesso diante dessa ameaça fascista da direita boliviana.

O presidente venezuelano disse que o ultimato não é contra Evo, é contra o povo da Bolívia, é a verdade, é fascismo e «estou convencido de que os povos originais, os aimarás e os quíchuas, assim como os mineiros, os jovens das universidades e dos movimentos dos bairros sairão às ruas na Bolívia para apoiar Evo Morales e, a partir daqui, enviamos um forte apoio a Evo contra a manipulação e as mentiras da direita boliviana e dos Estados Unidos. Temos muita resistência lá, uma luta».

Maduro disse que um segundo facto, que fica no horizonte da América Latina, brilhante e bonito, está no presidente Manuel López Obrador, no México, e em Alberto Fernández na Argentina, um facto progressista, que desempenhará um papel chave na América Latina contra o neoliberalismo, enquanto destacou como terceiro facto o formado pelos movimentos populares, que estão nas ruas do Brasil, Equador, Colômbia e Chile.

Acrescentou que o governo dos Estados Unidos, estúpido que é, e a direita regional, disseram que o que está aconter no Brasil, no Chile e no Equador é culpa de Maduro e Raúl. Não, a culpa do que acontece nesses países é do FMI e pela aplicação de receitas neoliberais. A culpa está na busca de alternativas a essas políticas selvagens neoliberais de fome e miséria.

«Queremos um destino comum, como pensou toda sua vida o Comandante maior, Fidel Castro. Esse caminho deve ser trabalhado.

«Se aprendemos alguma coisa com Chávez, foi bravura. Sempre me lembro da coragem de Chávez quando veio a Cuba. Ele veio a Cuba para abraçar Fidel durante o ‘período especial’.

«Não faltou quem então dissesse a Chávez: não vá a Cuba pois você será enganado! Cuba estava num período especial e Chávez disse: Fidel é uma luz para o continente e eu vou lá! E veio aqui há 25 anos. É preciso uma dose de coragem para fazer caminhos na verdade.

«Então, com coragem, unimos os processos revolucionários, os mandatos de Bolívar e Martí.

«E depois a união de Fidel e Chávez. Precisamos seguir esses caminhos de coragem e ousar quebrar mitos, chantagens, mentiras.

«Bons e melhores tempos estão na América Latina».

«Vamos ter força espiritual suficiente para continuar pressionando nosso século e ninguém vai tirar isso de nós».

«Até à vitória, sempre».