Novos factos mostram que a colaboração médica cubana é uma referência para o mundo

O reconhecimento a Cuba da Sociedade de Cirurgia da Etiópia, com a concessão de seu prémio anual, e o do Governo da República da União de Mianmar, pela qualidade do sistema de saúde, juntam-se a outros que apoiam o prestígio dos cooperantes cubanos

Autor: Redação Internacional | informacion@granma.cu

Outubro, 2019

Foto: Ismael Batista

Brigada médica cubana na Etiópia durante a condução de um dia científico.

A Sociedade de Cirurgia da Etiópia, na sua 24ª Assembleia Anual, em Adis Abeba, concedeu a Cuba o prémio do ano pela sua contribuição ao desenvolvimento do serviço de cirurgia e preparação de profissionais de saúde desse país africano, conforme relatado pela embaixada cubana naquele país.

Numa cerimónia emocional, o presidente da Sociedade, Dr. Dereje Gulilat, referiu-se à imensa contribuição da colaboração médica cubana em todo o mundo, que não apenas trouxe assistência a pessoas em vários lugares do planeta, mas também ofereceu bolsas de estudo gratuitas para estudantes de vários países, incluindo a Etiópia.

Destacou o trabalho dos numerosos médicos e paramédicos da Ilha maior das Antilhas que serviram em diferentes regiões da Etiópia durante os mais de 40 anos de relações entre as duas nações e enfatizou que os cirurgiões da Ilha foram os primeiros nessa especialidade em algumas regiões do seu país. Também destacou a contribuição de Cuba para a abertura da Faculdade de Medicina na região de Jimma.

Além disso, o Dr. Gulilat mencionou os mais de 4.000 jovens etíopes, que beneficiaram de bolsas concedidas por Cuba em diferentes esferas, um número significativo delas em especialidades médicas, incluindo mais de 50 cirurgiões, a vanguarda inicial da desenvolvimento de cirurgia na Etiópia.

Enquanto isso, por ocasião da visita oficial à Ilha do ministro da União para o Gabinete do Ministro de Estado e enviado especial do Governo da República da União de Mianmar, Sr. Kyaw Tint Swe, o sistema de saúde cubano também foi reconhecido.

Kyaw Tint Swe disse que o seu país «tem muito a aprender com a experiência cubana» e descreveu o sistema de saúde da ilha como um dos melhores do mundo, para o qual ele disse que a colaboração será benéfica.

Segundo o site do Minsap, o ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal Miranda, comentou a possibilidade de desenvolver cooperação com Mianmar nas áreas de serviços de saúde, académicos e na indústria de biotecnologia e farmacêutica.

Durante a visita do enviado especial, a República da União de Mianmar anunciou a abertura de sua missão diplomática em Cuba.