A responsabilidade de tornar o país mais bonito

«O design nunca foi tão importante como em tempos de crise. É a ferramenta que permite obter um pedaço de madeira, por exemplo, o mais útil possível para as pessoas. Custa o mesmo fazer um banco de um parque feio ou bonito. Os nossos profissionais têm a responsabilidade de tornar o país mais bonito com os recursos que temos», afirmou Sergio Luis Peña, diretor geral do ISDI

Autor: Alejandra García | informacion@granma.cu

Outubro, 2019

Foto: Tomada de La Jiribilla

A ISDI é a única instituição de nível superior que em Cuba se dedica à formação de profissionais em design industrial e comunicação visual

O design é um instrumento essencial para o desenvolvimento do país, principalmente em tempos difíceis. É a profissão capaz de transformar a vida social através da comunicação visual, mudando o ambiente comum de letras para ícones, imagens e objectos. Prédios, casas, móveis… tudo ao nosso redor nasce da visão de um criador.

«Essa tem sido a visão do Instituto Superior de Desenho Industrial (ISDI) nestes 35 anos de existência. Treinar jovens responsáveis e comprometidos com o seu tempo, que criam e se transformam com criatividade para tornar a cidade e as pessoas com uma vida mais útil, bonita e suportável», disse ao Granma Sergio Luis Peña Martínez, diretor geral da ISDI.

Como universidade e entidade transformadora da sociedade, «propusemos que haja mais necessidade de design na Ilha, para que ele faça parte do bastião de Cuba, que seja carregado no sangue e um orgulho nacional, assim como as artes e a história», disse o director dessa instituição, que chegou em 7 de Outubro ao seu 35º aniversário.

Nestas mais de três décadas de vida, concentramos os nossos esforços em fazer com que as pessoas gostem do design. Essa é uma profissão que, ao contrário do que muitos acreditam, não se limita apenas à esfera comercial, atravessa todas as linhas da economia e é essencial para optimizar recursos, explicou Peña Martínez.

«O design nunca foi tão importante como em tempos de crise. É a ferramenta que permite obter um pedaço de madeira, por exemplo, o mais útil possível para as pessoas. Custa o mesmo fazer um banco de um parque feio ou bonito. Os nossos profissionais têm a responsabilidade de tornar o país mais bonito com os recursos que temos», afirmou Peña Marínez, agraciado com o Prémio Nacional de Design 2019.

«Ainda há muito o que fazer. É necessário aumentar o recrutamento de mão-de-obra desses profissionais, promover a criação de escritórios de design social e motivar a inserção de designers em equipes de pesquisa», comentou durante o ato central na ocasião desta data, presidido pelo membro do Bureau Político do Partido, dra. Miriam Nicado, reitora da Universidade de Havana, que recebeu, em nome do presidente Miguel Díaz-Canel, a Medalha do 35º Aniversário do ISDI, concedida ao presidente cubano por essa instituição.

Apesar dos anos, o ISDI continua jovem, mas é mais mais criativo diante das dificuldades, respondendo ao apelo feito pelo presidente.