A assinatura de oito acordos reforça a cooperação estratégica entre Cuba e Rússia

Autor: Manuel Valdés Cruz | internet@granma.cu

Autor: Susana Antón | internet@granma.cu

Outubro, 2019

Foto: Ricardo López Hevia

O presidente do Governo da Federação Russa e Esteban Lazo Hernández, Presidente do Parlamento, juntamente com Eusebio Leal, Historiador de Havana, no Capitólio Nacional.

Onze acordos importantes foram assinados em 3 de Outubro entre Cuba e Rússia, com a presença de Dimitri Medvedev, presidente do Governo da Federação Russa, que está em Havana numa visita oficial. Os acordos abrangem os ramos de transporte, especialmente automóvel e ferroviário; infra-estrutura, indústria, biotecnologia, agricultura, energia e tecnologia digital, entre outros.

Em palavras à imprensa após a recepção oficial, o presidente dos Conselhos de Estado e Ministros de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou a importância desses acordos, que dão continuidade à 17ª sessão da Comissão Cubano-Russa realizada recentemente, descreveu as relações entre os dois países como estratégicas, destacando especialmente a participação dessa nação nos planos para o desenvolvimento socioeconómico da Ilha até 2030.

O presidente do Governo da Federação Russa, por sua vez, expressou a sua alegria por estar novamente em Cuba, onde aprecia um espírito de renovação, e salientou que os dois países aprofundarão a cooperação bilateral. «Miguel Díaz-Canel Bermúdez e eu confirmamos a nossa disposição de fortalecer a cooperação estratégica e os documentos que acabam de ser assinados atestam isso melhor do que nossas palavras», disse Medvedev.

A Rússia expressa-se «categoricamente contra o bloqueio económico, comercial e financeiro de Cuba», disse o visitante, que transmitiu «os melhores votos do presidente da Rússia, Vladimir Putin».

Precisamente ao presidente russo, o presidente Díaz-Canel fez um convite para visitar Cuba quando a sua agenda permitir, anunciando que ele viajará para este país num futuro próximo.

A força dos laços de amizade entre a Federação Russa e Cuba foi destacada pelo presidente cubano, que agradeceu a Moscovo por se opor ao acirramento do bloqueio económico contra a ilha do actual governo dos EUA, que pretende especialmente afectar os recursos energéticos.

Díaz-Canel condenou a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte e classificou as sanções aplicadas pelos EUA contra a Rússia de «imorais».

Dimitri Medvedev chegou a Cuba a 2 de Outubro de manhã e foi recebido no aeroporto internacional José Martí pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla.

Como parte do seu programa, o ilustre visitante homenageou o Herói Nacional cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução.

Outro ponto da sua agenda foi a visita ao Capitólio Nacional, sede do Parlamento cubano, onde foi recebido pelo membro do Bureau Político do Partido e presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo Hernández, que junto com o historiador de Havana, Eusebio Leal Spengler, acompanhou-o pelas salas de visita do emblemático edifício recentemente restaurado com a cooperação russa.

O presidente do governo da Federação Russa também planeava visitar as instalações do projecto conjunto entre a Zarubezhneft e a Cupet, para a recuperação secundária de petróleo em Boca de Jaruco.

Dimitri Medvedev é acompanhado por uma grande delegação que realizou intercâmbios sobre a cooperação russo-cubana nas esferas económico-comercial, de investimento, energia e transporte, entre outros. O resultado foi o encontro entre Eduardo Rodríguez Dávila, ministro dos Transportes de Cuba, e o director de Ferrovias da Rússia, Oleg Belozerov, onde discutiram a organização das medidas para a implementação do Projecto de reabilitação e modernização da infra-estrutura ferroviária do país.

Eduardo Rodríguez afirmou que essas obras permitirão a reabilitação de mais de mil quilómetros de ferrovia, reparo de pontes, automatização do controle de operações, reabilitação da indústria ferroviária e preparação de pessoal.

CUBA E RÚSSIA FORTALECEM RELAÇÕES NO RAMO FERROVIÁRIO

Dois anos de trabalho conjunto entre Cuba e a Rússia no sector ferroviário deram lugar à assinatura do projecto de reabilitação e modernização da infra-estrutura ferroviária da Ilha maior das Antilhas.

Esse processo começou com um levantamento das ferrovias que serão reabilitadas na Ilha, incluindo a linha Central, a linha Cienfuegos e a linha Sul, explicou Margarita González Bernea, directora da parte cubana do projecto, ao jornal Granma.

Com o objectivo de preparar a organização para a implementação deste projecto, as delegações de Cuba e da Rússia conversaram na quinta-feira, 3, presididas por Eduardo Rodríguez Dávila, ministro dos Transportes de Cuba, e Oleg Belozerov, director das Ferrovias da Rússia.

Por sua vez, González Bernea disse que inclui também a modernização dos equipamentos para manutenção e reparo das estradas, bem como a modernização dos sistemas de sinalização que hoje existem em Villa Clara e a construção de novos sistemas de sinalização em Santiago de Cuba.

Da mesma forma, inclui a aquisição de trilhos e máquinas para a execução de obras e equipamentos para o projecto.

«Isso não inclui locomotivas ou equipamentos de carga, pois elas estão incluídas noutros projectos de colaboração ferroviária, executados com empresas russas», disse.