Cuba abraça seus valiosos atletas

Nesta terça-feira concluiu o retorno de toda a delegação que representou a Ilha nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Autor: Pablo E. Díaz Hurtado | internet@granma.cu

Agosto 2019

Ontem, o último grupo de atletas que representou Cuba em Lima, liderado pelo multi-campeão Mijaín López, chegou à Pátria.  Foto: Vitaliano Báez Sánchez, Víctor

«Bem-vindos à pátria, nossos dignos atletas. Em tempos de desporto alugado e outras tentações, as suas medalhas limpas são 98 abraços à Revolução Cubana, na véspera do aniversário de Fidel».

Essa foi a mensagem manifestada na segunda-feira pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros Miguel Díaz-Canel Bermúdez na sua conta na rede social Twitter, referindo-se ao retorno à Pátria da delegação cubana que participou dos Jogos Pan-americanos de Lima

Na tarde desta terça-feira, o último grupo de atletas que nos representou no referido evento desportivo chegou ao Terminal 5 do Aeroporto Internacional José Martí, em Havana. Com a chegada desses campeões, todos os atletas que merecem representar-nos já estão na ilha.

Ulises Guillarte de Nacimento, membro do Bureau Político do Partido e secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba; o membro do secretariado do Comitê Central do Partido Olga Lidia Tapia Iglesias; Susely Morfa González, membro do Comitê Central, do Conselho de Estado e primeira secretária do Comitê Nacional da União dos Jovens Comunistas, e Carlos Rafael Miranda, membro do Comitê Central, do Conselho de Estado e coordenador nacional do CDR, entre outros líderes.

Os membros do grupo, chefiados pelo campeão de luta greco-romana, Mijaín López, e o laureado com a judoca Idalys Ortiz, expressaram a satisfação de retornar a Cuba e que este momento coincidiu com uma data tão importante para todos os cubanos como é o local de nascimento do nosso eterno comandante em chefe Fidel Castro Ruz.

Osvaldo Vento Montiller, presidente da Inder, em declarações à televisão nacional, disse: «Os protagonistas são os nossos atletas, que se renderam inteiramente às etapas competitivas e colocaram o extra dos campeões como as nossas glórias desportivas nos ensinaram.

“Mesmo que alguns atletas não tenham alcançado medalhas, todos eles merecem o maior reconhecimento do povo, por terem dado o máximo de esforço para alcançar um resultado no auge do momento em que nosso país está vivendo”, concluiu o dirigente desportivo.

Idalys Ortiz estava encarregado das palavras de agradecimento pela calorosa recepção e não percebeu que “a delegação que defendia a bandeira da estrela solitária fez todo o possível para prestar alegrias às pessoas, das quais recebeu estímulo constante”.

Idalys Ortiz também destacou o apoio das mais altas autoridades do país, chefiado pelo presidente dos Conselhos de Estado e Ministros Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

O momento foi propício para entregar às disciplinas que chegaram, o estatuto de coletivos de dignidade. Iván Felipe Silva recebeu o estandarte em representação do judo, pelo caraté ele fez Baurelys de la Caridad Torres, enquanto Elizabeth Rodríguez ficou encarregada do arco e flecha. Finalmente, o veterano Nélido Manso, com velas, também recebeu essa distinção.