ONU destaca o trabalho de Cuba e seu plano estadual de proteger o meio ambiente

Cuba é referência por seu trabalho contínuo de preservação e cuidado com o meio ambiente e por priorizar um modelo de desenvolvimento sustentável, disse Consuelo Vidal-Bruce, coordenador residente do Sistema das Nações Unidas em nosso país.

Autor: Freddy Pérez Cabrera/internet@granma.cu
5 de Junho de 2019

SANTA CLARA.-Cuba é uma referência para o mundo pelo seu trabalho contínuo de preservação e cuidado com o meio ambiente e pela priorização de um modelo de desenvolvimento sustentável, disse Consuelo Vidal-Bruce, coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no nosso país, no acto pelo Dia Mundial do Meio Ambiente que aconteceu em Villa Clara, a província que ganhou a sede das actividades para aquela data.

Aqui os programas são aplicados para a protecção dos recursos naturais, como água, solo, áreas costeiras, florestas e aumento de fontes renováveis de energia, entre outras acções, o que faz deste país um exemplo a ser seguido. Por outras nações, disse o representante do Secretário Geral das Nações Unidas.

Também se congratulou com a implementação de Estado poderoso plano de vida de tarefas e hierarquia para combate às alterações climáticas, que tem valor especial dada a condição geográfica do arquipélago das Caraíbas, Vidal-Bruce, que reconheceu a importância estratégica do plano para o presente e o futuro da nação cubana.

Elba Rosa Pérez Montoya, chefe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, confirmou que o ressurgimento do bloqueio contra Cuba não nos desviará do caminho da defesa da vida no planeta e reconheceu o trabalho sustentado de Villa Clara na aplicação da lei. Política voltada à preservação do meio ambiente, além de outras províncias como Camagüey, Granma e Pinar del Río, também destacadas.

Na actividade, que foi presidida pelas mais altas autoridades do Partido e do Governo no território, Yudi Rodriguez Hernandez e Alberto López Díaz, primeiro-secretário do Comité Provincial do Partido e Presidente do Governo, respectivamente, foi galardoado com o Prémio Nacional do Meio Ambiente ao Hotel Iberostar Varadero, na categoria correspondente a entidades e serviços produtivos; enquanto o MSc. Ivis Maria Villasuso Socarrás e Dr. C. Gilberto Silva Taboada merecia isso na seção de organizações não-governamentais políticos, massa, e indivíduos.

Junho, 2019