124º Aniversário da Queda em Combate de José Marti

Disse Fidel no encerramento do IVº Congresso do Partido Comunista de Cuba:

“Tu, Marti, não foste derrotado no dia em que caíste em Dos Rios! E, pelo seu exemplo e pela sua morte, hoje há milhões de cubanos dispostos a seguir o seu exemplo, dispostos a defenderem as ideias e dispostos a morrer como fizeram para salvar a liberdade, a justiça, a honra e o decoro dos homens, porque sem honra e sem decoro não pode haver vida, nem importa a vida, nem queremos a vida, não só a nossa, mas também a daqueles que amamos.

Escreveu Marti:

“Tem de haver uma certa quantidade de decência no mundo ,tal como tem de haver uma certa quantidade de luz. Como há muitos homens sem decoro, há outros que tem o decoro de muitos homens. Estes são os que se revoltam com enorme força contra aqueles que roubam a liberdade das nações, o que é roubar o decoro dos homens. Nestes homens há milhares de um povo inteiro, a dignidade humana.”

A Associação de Amizade Portugal Cuba assinala esta efeméride com a transcrição destas palavras de Fidel e Marti cheias de significado e força Revolucionária e um testemunho de força e confiança para a luta pela libertação dos povos.