Ciência vive um bom momento em Cuba, diz a ministra do sector

O impacto da ciência, tecnologia e inovação em termos do desenvolvimento económico da nação está a passar por um bom momento em Cuba, disse a ministra do sector, Elba Rosa Pérez

Autor: Escrita Digital | internet@granma.cu

Janeiro de 2019

Foto: ACN

O impacto da ciência, tecnologia e inovação em termos de desenvolvimento económico do país está a passar por um bom momento em Cuba, disse a ministra Elba Rosa Pérez.

Numa entrevista com a Prensa Latina, durante uma visita ao Panamá, o chefe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CITMA) referiu-se ao trabalho feito em conjunto com outras áreas para introduzir e generalizar o maior número de resultados científicos.

Para fazer isso, a liderança do país assumiu aspectos que, uma vez iniciado pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro, como as sessões dos Polos Produtivos Científicos, das Ciências Sociais e Humanidades, espaços onde a comunidade científica se reúne para discutir e troca experiências e resultados das investigações.

Nesse sentido, destacou a aprovação do Programa Nacional de Alimentação e o de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual se somam outros associados à informatização da sociedade, à memória histórica da nação e à saúde pública.

É um bom momento porque são decisões tomadas pele alta liderança do país com o apoio do CITMA, e porque as principais descobertas da ciência não estão apenas concentradas nos sectores médico-farmacêuticas e de biotecnologia, mas também noutras esferas, cujos projectos estão contemplados no Plano de Desenvolvimento Económico-Social até 2030.

Peréz disse que actualmente em Cuba avança a inovação tecnológica e social, porque “não haverá nenhum processo de desenvolvimento em qualquer campo, se o impacto sobre a sociedade não for levado em conta”.

Destacou ainda a força de trabalho altamente qualificada que a nação caribenha possui, algo que é bom e a distingue no mundo.

Também enfatizou a necessidade de continuar a aproximar os centros científicos das universidades e empresas, para obter melhores resultados quando se trata de introduzir pesquisa, vontade política que data desde o Triunfo da Revolução em Janeiro de 1959.

Na sua apresentação sobre o trabalho científico da maior das Antilhas, a representante do CITMA destacou o trabalho feito hoje pela ilha caribenha no campo da nanociência e nanotecnologia.

Quando questionados sobre as ciências económicas foi categórica ao afirmar que hoje desempenham papel fundamental nas medidas tomadas neste campo, o que facilita a aproximação entre a academia e a tomada de decisão.

A funcionária ofereceu detalhes sobre o marco legal, dentre os quais se destacam a aprovação de leis importantes como a água e a proposta de outras, como as que estão associadas à mudança do clima, que demonstra a vontade política do governo, para o qual essa questão é de alta prioridade.