Skip to content Skip to footer

Como terminou o programa de agricultura urbana, suburbana e familiar em 2018?

Como parte da rota número 82 do Grupo Permanente de Agricultura Urbana, Suburbana e Familiar, realizado de 5 a 27 de dezembro de 2018, “158 municípios foram visitados e foi possível constatar que o trabalho das cem cooperativas de árvores frutíferas atendidas pelo Movimento continuam a avançar”, disse Elizabeth Peña Turruellas, chefe nacional do programa ao Granma.

Autor: Alejandra García Elizalde | internet@granma.cu
Janeiro de 2019

Foto: Miguel Febles Hernández

Aumentar a estabilidade da produção de hortaliças e temperos frescos, avançar na produção de sementes nas fazendas municipais, permitir a auto-suficiência territorial e alcançar maior eficiência nas unidades de negócio das fazendas-base, são prioridades para a agricultura urbana, suburbana e familiar na ilha.
Como parte da rota número 82 do Grupo Permanente de Agricultura Urbana, Suburbana e Familiar, realizado de 5 a 27 de Dezembro de 2018, “158 municípios foram visitados e foi possível constatar que o trabalho das cem cooperativas das árvores frutíferas servidas pelo Movimento continuam a avançar”, disse o chefe nacional do programa, Elizabeth Peña Turruellas, ao Granma.

A ênfase foi colocada no desenvolvimento dos produtores de fruta, na consolidação da produção de 20 espécies de árvores frutíferas em cada cooperativa e no desenvolvimento dos jardins botânicos de árvores frutíferas em todos os territórios, esclareceu.
As províncias de Santiago de Cuba, Havana e Sancti Spíritus destacaram-se com pontuações superiores a 90, mantendo o aumento das suas avaliações ao longo do ano.
As províncias de Mayabeque, Las Tunas, Camagüey, Holguín, Villa Clara, Ciego de Ávila e Granma, Matanzas e Guantánamo avançaram em relação às rotas anteriores.
Pelo trabalho realizado durante a sua carreira foi ratificado a categoria de Referência Nacional em agricultura urbana, suburbana e familiar o município de II Frente, bem como foi premiado com a categoria de Candidato Nacional de Referência os municípios de Palma Soriano e Boatswain, tudo da província de Santiago de Cuba.

Leave a comment