Nota Informativa

O princípio crucial que deve guiar a ALBA é a solidariedade mais ampla entre os povos da América Latina e das Caraíbas que se sustenta no pensamento de Bolívar, Marti, Sucre; O´Higgins, San Martin, Hidalgo, Petion, Morazán, Sandino e tantos outros influentes, sem nacionalismos egoístas que neguem o objectivo de construir uma Pátria Grande na América Latina, tal como sonharam os heróis das nossas lutas emancipadoras.

Declaração conjunta l Cimeira da ALBA

Para defesa da paz regional e consolidação da integração da América Latina e das Caraíbas está a decorrer em Havana a XVI Cimeira da Aliança Bolivariana para os Povos-Tratado de Comércio para os Povos.

Com mais de uma década de vida, o ALBA-TCP continua a trabalhar pela transformação das sociedades latino-americanas, para que sejam mais justas, mais educadas, mais participativas e mais solidárias.

Celebrando a realização da XVI Cimeira, o Granma recorda algumas das realizações desta Aliança criada por Chávez e Fidel, lançada em 14 de Dezembro de 2004.

Realizações da ALBA:

• Juntamente com a ALBA-TCP, três países da “nossa América” foram declarados “Territórios Livres do Analfabetismo”: Venezuela (2005), Bolívia (2008) e Nicarágua (2009)
  • A Missão Milagro devolveu a vista a mais de 5 milhões de pessoas, gratuitamente. Além disso, ofereceu mais de 27 milhões de consultas oftalmológicas e entregou mais de 41 milhões de lentes corretivas.
  • A Missão Milagro privilegiou principalmente pessoas com baixos rendimentos que nunca tinham recebido atenção médica para os seus problemas de natureza oftalmológica.
  • Como parte do estudo genético Clínica Psicossocial das Pessoas com Deficiência foi identificado mais de 1 milhão de pessoas com necessidades pessoais, em seis países da ALBA-TCP.

Em consequência, foram dadas mais de 2 milhões de consultas gratuitas e oferecido aproximadamente o mesmo número de próteses.

• Foi realizado um Estudo Clínico Genético das Pessoas com Deficiência, com um programa de integração dos pacientes na sociedade, sem discriminação, e promovendo o seu potencial individual
  • Mais de 2.000 jovens da América Latina, Caraíbas e África estudam medicina na escola Latino-Americana de Medicina(ELAM) em Cuba e na Venezuela.
  • Quatro edições dos ALBA Sports Games foram realizadas com a participação de mais de 10 mil atletas de 31 países.
  • Como resultado do terremoto de 12 de janeiro de 2010, no Haiti, os países da ALBA-TCP aprovaram um plano de ação e contribuíram para a reconstrução e promoção do desenvolvimento daquele país irmão das Caraíbas, nas áreas de saúde, finanças, energia, agricultura.
  • O bloco ALBA condenou com firmeza o bloqueio económico, comercial e financeiro a Cuba.

Granma, Dez. 2018