Banco francês pagará mais de um bilhão de dólares por violar sanções dos EUA contra Irão, Sudão e Cuba

Por: Sergio Alejandro Gómez

19 de Novembro de 2018

O banco francês concordou em pagar 81,3 milhões para a Reserva Federal dos Estados Unidos. Foto: FED

O banco francês Societe Generale SA concordou em pagar 340 bilhões de US mil autoridades de dólares como parte de um longo julgamento por suposta violação de sanções extraterritoriais contra Cuba, Irão e Sudão, entre outros países.

Como parte do acordo anunciado na segunda-feira, o terceiro banco na França admite ter realizado 2.600 operações internacionais entre 2003 e 2013 contra a legislação dos EUA.

Além de pagar US $ 717 milhões ao Departamento de Justiça, o banco desembolsará US $ 420 milhões para o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, US $ 163 milhões à Procuradoria de Manhattan, US $ 81 milhões à Reserva Federal e US $ 54 milhões ao Departamento do Tesouro.

A Reserva Federal dos Estados Unidos anunciou em comunicado que aplicou uma multa de 81,3 milhões de dólares ao banco francês devido a práticas “inseguras e defeituosas” na aplicação das sanções de Washington contra Cuba.

A falta de “políticas e procedimentos suficientes para assegurar que as actividades realizadas nos seus escritórios fora dos Estados Unidos cumpram com as sanções dos EUA”, foi outra das razões apresentadas pela Reserva.

A extraterritorialidade do bloqueio é uma das características das medidas de agressão americanas que as autoridades cubanas denunciam mais, porque violam o direito internacional.

De acordo com a declaração da Reserva Federal, a Societe Generale será obrigada a implementar um programa ampliado para garantir a conformidade global com as sanções dos EUA implementadas pelo Departamento do Tesouro e pelo Escritório de Controle de Activos Estrangeiros (OFAC, por sua sigla em inglês).

A medida dos EUA também proíbe o banco francês de recontratar indivíduos envolvidos em “violações anteriores”, bem como retê-los como contratados ou consultores.

Os danos cumulativos resultantes da política de agressão dos Estados Unidos contra Cuba, entre Abril de 2017 e Março 2018, no valor de mais de 4 bilhões 321 milhões dólares, contribuem para o total de 933 mil 578 milhões de dólares em danos desde o início do bloqueio há mais de meio século.

A actual administração republicana liderada por Donald Trump intensificou a aplicação do bloqueio contra Cuba.

O gigante bancário francês Societe Generale junta-se a lista já impressionante de bancos que concordaram em pagar grandes multas relacionadas a transacções envolvendo entidades de países sob sanções dos EUA, incluindo Cuba, Irão e Sudão.

Credit Agricole concordou em 2015 a pagar 787 milhões de dólares (700 milhões de euros) para evitar a cobrança das transacções em dólares identificadas como parte de uma investigação dos EUA junto dos bancos europeus com operações com países sancionados pelas agências de Washington.

Em Julho de 2014, outro gigante europeu, BNP Paribas, pagou uma soma de cerca de 9 000 milhões de dólares por violar as políticas de sanções dos EUA. Enquanto isso, a multa do Credit Suisse em 2009 totalizou 536 milhões de dólares.

22.11.2018