Skip to content Skip to footer

Cuba e União Europeia discutirão medidas coercivas unilaterais

Cuba e União Europeia discutirão medidas coercivas unilaterais

O primeiro Diálogo sobre Medidas Coercivas Unilaterais Cuba-União Europeia será realizado na segunda-feira, dia 19 de Novembro, em Bruxelas, na Bélgica.

Autor: Escrita Digital internet@granma.cu

17 de Novembro de 2018

 

O primeiro Diálogo sobre Medidas Coercivas Unilaterais Cuba-União Europeia será realizado a 19 de Novembro, em Bruxelas, na Bélgica.

As principais questões a serem abordadas serão as áreas jurídicas e práticas da legislação em vigor na União Europeia para combater a aplicação extraterritorial das leis de países terceiros e a utilização de medidas coercivas unilaterais com efeito extraterritorial como um meio político e pressão económica contra os Estados.

A delegação cubana, chefiada pelo Director-Geral dos Assuntos Multilaterais e Direito Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Rodolfo Reyes Rodriguez, abordará, entre outros temas da agenda, o impacto do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, o conjunto de medidas económicas unilaterais coercivas de aplicação mais prolongada da história e que implica uma violação maciça, flagrante e sistemática dos direitos humanos do povo cubano.

Esta reunião realiza-se ao abrigo do artigo 10.º do Acordo sobre o Diálogo Político e a Cooperação celebrado entre Cuba e a União Europeia em 2016 e que entrou em vigor, provisoriamente, em 2017.

Como parte deste Diálogo, representantes da sociedade civil cubana e europeia trocaram nesta sexta-feira, em Bruxelas, os danos causados por essas medidas. (Cubaminrex)

 

Leave a comment