O caloroso abraço do povo em Pyongyang

À uma hora da tarde – hora local – deste domingo, o presidente cubano chegou à capital norte-coreana para iniciar sua visita oficial a este país.

Autor: Yaima Puig Menesesinternet@granma.cu

4 de Novembro de 2018

Pela uma hora da tarde do passado domingo, Díaz-Canel chegou ao aeroporto internacional desta capital, onde foi recebido, com todas as honras militares que correspondem ao seu alto cargo, por Kim Jong-un, Presidente do Partido Trabalhista Coreano, Presidente do Comité Estadual da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo do Exército do Povo Coreano.

Foto: Estudos da Revolução

Centenas de pessoas estavam à sua espera com bandeiras dois países e congratulando-se pela sua presença no país. Bem vindo, amizade e solidariedade são palavras que o tradutor, que acompanha a imprensa, nos ajuda a decifrar no meio da agitação. Assim, o ouvimos em diferentes momentos da jornada de 20 quilómetros que a caravana presidencial percorreu até chegar ao seu destino.

A recepção calorosa ao chefe de Estado Cubano foi multiplicada no icónico local onde fica a Torre da Imortalidade. Milhares de pessoas agitaram flores, bandeiras e balões e as palavras Pyongyang e Havana eram perfeitamente inteligíveis.

Foi assim que as cenas se repetiram nos últimos oito quilómetros da jornada. Diaz-Canel e o companheiro Kim Jong-un juntos no mesmo carro conversível cumprimentaram todos no meio da enorme recepção que, sem dúvida, comove.

Depois disso, o espaço para as conversas oficiais entre os dois presidentes estava na agenda, uma reunião na qual ratificaram a prioridade dada pelos dois governos ao fortalecimento das relações históricas iniciadas na década de 1960. Essas fundações surgem da amizade entre os dois presidentes: o líder da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz e o grande líder Kim Il Sung.

UM TRIBUTO À AMIZADE

O estádio Ryugyong Jog Ju Yong foi majestosamente decorado. Foi a etapa da performance artística oferecida por Kim Jong-un, Presidente da República Popular Democrática da Coreia, em homenagem ao Presidente de Cuba. A delegação cubana foi também convidada.

Na entrada dos dois presidentes, o auditório explodiu e as pessoas abriram os braços novamente para Cuba.

Um belo espectáculo ganhou vida e o tempo pareceu parar. Melodias icónicas como a Marcha de 26 de Julho, Guajira Guantanamera, encantadora Donzela e Cuba, como é linda a Cuba! Eles foram harmoniosamente realizados por renomeados artistas locais.

Canções de amizade e heroísmo foram acrescentadas à noite. As letras falavam de obstáculos e vítimas, de sentimentos sublimes e honras insuperáveis, de amor e solidariedade patriótica, de afeição a Cuba e seus líderes, de esperança e amor, de muitos sacrifícios …

A evocação de Fidel e Kim Il Sung estava presente. A gala foi uma viagem através da história da amizade entre os dois povos. Uma amizade que superou as distâncias físicas e que esta primeira visita oficial de Díaz-Canel como Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros da República de Cuba envolve num ar de continuidade.