Fidel Castro sobre a fundação da FMC: Dia histórico e prometedor

No 58º aniversário da constituição da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), recordamos algumas palavras que Fidel Castro proferiu nesse momento histórico. Trata-se de uma organização que agrupa 89% das mulheres cubanas com idade superior a 14 anos.

Destacamos o papel ocupado pela mulher na sociedade e na Revolução Cubana.

“A Federação de Mulheres Cubanas foi fundada a 23 de Agosto de 1960 após a fusão de todas as organizações de mulheres existentes em Cuba, tendo sido eleita como Presidente Vilma Espin.

Naquele dia, o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, fez um discurso destacando o papel da mulher na Revolução, da qual compartilhamos algumas frases desse discurso comovente:

Participação activa de mulheres cubanas

“A Revolução tem, sem dúvida, no sector feminino de nossa população, um apoio muito grande, por isso, desde os primeiros momentos, uma série de actividades tiveram a participação activa da mulher cubana. Não era novidade para o nosso país. O nosso país pode sentir-se afortunado em muitas coisas, e entre elas, a mais importante, são as pessoas magníficas que possui. Aqui não lutam só os homens, aqui, tal como os homens, lutam as mulheres “.

Uma força decisiva na nossa Revolução

“Esta unificação de todos os setores femininos da Revolução constitui uma força, uma força entusiástica, uma força numerosa, uma grande força e uma força decisiva para a nossa Revolução”.

Federação de Mulheres Cubanas, unidas nessa palavra: cubanas

“E hoje as mulheres reúnem-se e constituem esta Federação de Mulheres Cubanas, unidas nessa palavra: cubana, e unidas nessa bandeira que levam nas suas mãos. E uniram-se para trabalhar, para trabalhar e lutar; uniram-se para todas as tarefas que a Revolução traz; uniram-se para a luta e uniram-se para o trabalho; uniram-se para ajudar a Pátria em qualquer circunstância “.

A Revolução conta com a mulher cubana

“É por isso que contamos a mulher cubana, a Revolução conta com a mulher cubana e é a tarefa da Federação organizar a mulher cubana, preparar a mulher cubana, ajudar a mulher cubana em todas as ordens: na ordem social, na ordem cultural; elevando a sua preparação através de cursos, através de publicações; consciencializá-la de todas as questões que interessam às mulheres; actualizando-a sobre as questões das mulheres em todo o mundo, relacionando-as com as atividades culturais e sociais das mulheres em todo o mundo, trazendo-lhe publicações de mulheres de todo o mundo, notícias de todo o mundo; e levando ao mundo inteiro notícias e publicações da mulher cubana “.

Vamos celebrar com alegria este dia histórico e promissor

“(…) que não exista uma única mulher revolucionária que não esteja agrupada na Federação das Mulheres Cubanas, e veremos como a Revolução poderá contar com mais uma força, com uma força e organizada, com uma tremenda força social e revolucionária. É por isso que nós, neste dia, no mesmo dia que aqui se discute, celebramos com alegria este dia histórico e promissor da constituição da Federação das Mulheres Cubanas.”

Colocar em actividade o espírito criativo

“E agora, a trabalhar, a organizar e colocar em actividade o espírito criativo, o entusiasmo da mulher cubana, para que a mulher cubana, nesta etapa revolucionária, faça extinguir até o último vestígio de discriminação; e tenha, a mulher cubana, por suas virtudes e seus méritos, o lugar que lhe corresponde na história do país “.”

Fonte: http://www.cubadebate.cu/especiales/2018/08/23/fidel-castro-dia-historico-y-prometedor-video/