Skip to content Skip to footer

O barco da Paz atracará amanhã em Havana

 

O Barco da Paz ou Peace Boat atracará amanhã no terminal de cruzeiros para iniciar a sua 18ª visita a Havana, desta vez com 1.200 passageiros de sete países asiáticos, incluindo sobreviventes dos bombardeios atómicos a Hiroshima e Nagasaki.

Uma das principais atividades dos passageiros do Japão, China, Malásia, Taiwan, Coreia do Sul, Tailândia e Singapura, será a sua participação no Fórum para a Paz, no qual um dos seus principais temas será a luta por um mundo livre de armas nucleares , confirmou o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Este anunciou que o navio empreendeu a sua 98ª viagem com sobreviventes e alguns descendentes da barbárie, aprovada pelo Presidente norte americano Harry Truman (1884-1972), executada em 6 de agosto de 1945 em Hiroshima e três dias depois em Nagasaki, a segunda cidade consumida pelo cogumelo nuclear.

Esta será a 18ª visita a Havana (a 1ª foi no ano 2000) do Barco da Paz, uma organização não-governamental com sede no Japão que participa ativamente em intercâmbios culturais e atividades de educação e sensibilização em questões como o desarmamento, o desenvolvimento sustentável e a prevenção de conflitos.

A sua estadia em Havana será de apenas um dia e prevê visitas a centros comunitários, de saúde, culturais, de prestação de cuidados aos idosos, lugares históricos e outros, de acordo com o ICAP.

 

Fonte – CubaDebate

 

 

 

Leave a comment