19 de Maio de 2018 – 123 anos após a sua morte

Faz hoje, 19 de Maio de 2018, 123 anos que José Martí ao comando de um pequeno contingente de patriotas cubanos, após um encontro com tropas espanholas nas proximidades de Dos Ríos, foi atingido pelo fogo inimigo, tendo acabado por falecer.

O seu corpo, mutilado pelos soldados espanhóis, foi exibido perante a população e posteriormente sepultado na cidade de Santiago de Cuba, em 27 de maio do mesmo ano.

José Julián Martí foi um político, intelectual, jornalista, filósofo e poeta cubano, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) que dedicou a sua vida à escrita, à acção política na luta pela independência de Cuba da colonização espanhola e pela construção de uma unidade latino-americana, tendo sido o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha.

O seu pensamento ultrapassou as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um carácter universal.

A Associação de Amizade Portugal-Cuba invoca a vida e obra deste revolucionário, conhecido em Cuba como «El apóstol», que foi inspirador do programa de Moncada, defendido por Fidel.