Exmo Senhor Provedor do telespectador da RTP
No noticiário das 20h da RTP de 18 de Abril, o sr. José Rodrigues dos Santos, refere-se à eleição do Chefe de Estado de Cuba, dizendo “ Cuba prepara eleição do novo ditador” expressão que repetiu talvez por a considerar espirituosa.
O sr. Santos encontrava-se no Telejornal onde lhe cabe dar notícias e não opiniões.
Ora a RTP é uma estação pública, paga por todos nós.
O Estado português e Cuba são estados amigos existindo boas e profícuas relações entre os respectivos governos em benefício de ambos os povos.
É indigna e imprópria de um jornalista ao serviço de uma empresa pública a expressão utilizada pelo sr. Santos que indicia insensibilidade politica e falta de profissionalismo.
Cuba tem o sistema político que o seu povo escolheu ter, justificado pela sua História.
Os candidatos a deputados são indicados pela população e eleitos em votações livres.
O sistema político cubano é o escolhido pelo seu povo que venceu o colonizador espanhol, que sobrevive a um bloqueio económico criminoso que dura há quase 60 anos, que sofreu atentados terroristas, que derrotou há 57 anos uma invasão mercenária patrocinada e assumida pelos EUA.
Haja respeito pela vontade soberana do seu Povo!
Atento ao exposto, solicitamos a V. Exa que se digne intervir no sentido que esta lamentável falta de profissionalismo não se repita.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A Direcção da
Associação de Amizade Portugal Cuba