Skip to content Skip to footer

Venezuela condena energicamente ataque militar contra Síria

A República Bolivariana da Venezuela repudiou fortemente o ataque militar perpetrado esta sexta-feira pelo governo dos Estados Unidos contra a Síria, com o apoio do Reino Unido e da França.

O bombardeio de mísseis foi realizado em Damasco, dias depois do governo sírio ter sido denunciado por ser responsável por um suposto ataque químico na cidade de Duma, do qual nenhuma evidência foi apresentada.

Declaração Oficial

O Governo da República Bolivariana da Venezuela repudia e condena veementemente o ataque militar unilateral perpetrado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido contra o território e o povo da República Árabe da Síria.

Mais uma vez, os Estados Unidos e alguns dos seus aliados não estão cientes dos princípios e normas mais elementares do Direito Internacional, quando realizam ações unilaterais, sem discussão e aprovação dentro dos órgãos com poderes para fazê-lo nas Nações Unidas.

Com o uso unilateral e ilegal da violência, os países agressores violam abertamente a soberania, o direito à vida e a todos os direitos humanos do povo sírio.

A República Árabe da Síria foi atacada apesar do fato de que a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) ainda não tenha enviado as suas equipas de especialistas para investigar o suposto uso de armas químicas pelo Exército Sírio.

A rápida operação militar feita pelos Estados Unidos lembra a invasão catastrófica do Iraque em 2003, justificada sob o pretexto da necessária neutralização das armas de destruição massiva que, após meses de morte e caos, reconheceram nunca ter localizado.

O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, em nome do povo e do governo venezuelano, expressa a sua ampla solidariedade ao povo e ao governo da Síria pela perda de vidas, ferimentos e danos materiais, como consequência deste ataque implacável e injustificado.

Caracas, 14 de abril de 2018

Leave a comment