47ª Brigada Europeia José Marti

Trabalho Solidário com a Revolução
03 a 22 de Julho de 2017

Estimados Companheiros e Companheiras,

A Associação de Amizade Portugal Cuba correspondendo à iniciativa do Instituto Cubano de Amizade com os povos (ICAP) e a sua Agência de Viagens, a Amistur SA, e como é tradição, organiza mais uma vez a Brigada de Trabalho Voluntário.

Após o desaparecimento físico do líder histórico da Revolução Cubana, Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz ,no passado dia 25 de Novembro, propomos que esta Brigada constitua uma digna homenagem à sua vida, obra e pensamento.

É além disso o ano do 50o Aniversário da queda em combate do Guerrilheiro Heróico Ernesto Che Guevara pelo que a homenagem a esta querida figura da nossa história estará também patente no nosso programa.

A Brigada de Trabalho Voluntário é uma oportunidade única que, no espaço de 20 dias proporciona o convívio com amigos cubanos e de vários países da Europa o conhecimento de perto da realidade do nosso país.

O ICAP, desde que surgiu em 1960, tem tido como um dos seus objectivos fundamentais, servir de ponte a todas as pessoas interessadas em conhecer os resultados alcançados pelo nosso povo nestes anos de revolução.

As Brigadas de Trabalho Voluntário são uma das vias para esta aproximação.

O custo do programa é de 510.00 CUC (pesos cubanos convertíveis), que cambiado não chega a 500,00 € por pessoa, com 16 noites de alojamento no Acampamento Internacional Júlio António Mella(CIJAM), situado em Guayabal, Caimito, província de La Habana, a 40 Km da capital, com alojamento em quartos partilhados com 6 ou 8 pessoas, inclui alimentação (pensão completa), transferes desde e até ao aeroporto, transporte para as actividades contempladas no programa e serviços médicos de urgência e 4 noites de estadia num centro turístico localizado na província de Sancti Spiritus.

O pagamento do pacote deverá ser feito, preferencialmente no período de 24 horas após chegada ao CIJAM, onde os brigadistas poderão cambiar moeda na CADECA.

Os idiomas oficiais são o espanhol, o inglês e o francês.

Nesse período serão realizadas várias jornadas de trabalho produtivo na agricultura, principalmente, visitas a lugares de interesse histórico, social, cultural, e turístico.

Terão oportunidade de trocarem impressões com representantes de organizações sociais e de massas em Cuba, através de um interessante ciclo de conferências.

Serão ainda proporcionadas actividades desportivas, bailes, projecção de vídeos e jornadas de solidariedade.

Tudo isto lhes proporcionará a oportunidade de conhecerem a idiossincrasia do nosso povo e os fundamentos da nossa Revolução.

O CIJAM presta serviços de cafetaria, bar, loja, telefonia nacional e internacional, correio electrónico e caixa de segurança para documentos pessoais e objectos de valor.

Cada brigadista deve trazer duas fotos para o documento que o credita como membro do contingente, assim como roupas e sapatos adequados (camisa de manga comprida, calças compridas e sapatos próprios para o trabalho) para realizar as tarefas de produção, assim como chapéu ou boina para se proteger do sol.

Inscrições e custo da viagem

Este ano vamos introduzir uma alteração, que pensamos ser importante, e que influenciará positivamente o custo da passagem aérea, tendo em conta que viajamos num período que corresponde à época alta de turismo para Cuba:

As inscrições definitivas devem liquidadas até 9 de Maio e terão o custo de 1.140 €, importância esta que pode ser reduzida dependendo do número de inscritos que venham a constituir o grupo.

Para os inscritos em data posterior não poderemos garantir o preço agora informado sendo certo que será mais elevado.

Nota importante: é necessário ter em conta que o valor apresentado resulta de consulta feita neste momento junto das companhias de aviação para reservas nas datas que referimos.

.