46º Contingente da Brigada Europeia “José Martí” 2016

Integrar uma Brigada de Solidariedade constitui uma excelente oportunidade para conhecer o legado histórico de José Martí, Herói Nacional de Cuba, assim como proporcionar o intercâmbio fraternal entre cubanos e amigos europeus sobre temáticas da actualidade e interesses relacionadas com Cuba, e, em particular, sobre os resultados alcançados adquirindo assim uma visão mais objectiva do país.

Como já é tradicional, a realização de jornadas de trabalho voluntário como contributo para o desenvolvimento agrícola e produtivo do país, contribuem também para a ampliação do movimento de solidariedade e para fortalecer a amizade e o conhecimento mútuo entre Cuba e os demais povos do mundo.

Haverá, além disso, actividades desportivas, bailes, projecção de vídeos e de documentários, e jornadas de solidariedade. Isso dará a possibilidade de maior aproximação à idiossincrasia do povo cubano e de compreender melhor as razões que suportam e fortalecem a Revolução.

O programa contempla visitas a lugares de interesse histórico, cultural e social, tanto em Havana como nas províncias de Artemisa e de Villa Clara, a realização de conferências e debates sobre a actualidade nacional e internacional, sobre a obra e o pensamento de Martí, e encontros com organizações da sociedade civil.

O custo da estadia é de 450.00 CUC (Pesos Cubanos Convertíveis) por pessoa, com sede no Acampamento Internacional “Júlio António Mella” (CIJAM), situado em Guayabal, Caimito, Província de Artemisa, a 40 Km da capital, o qual inclui alojamento em espaços partilhados, alimentação (pensão completa), transfer de chegada e saída do aeroporto, transporte para as ctividades contempladas no programa, serviços médicos de primeiro auxilio e 4 noites de estadia num centro turístico localizado na província de Villa Clara .

Não estão incluídas visitas opcionais no pacote da Brigada.

O alojamento no CIJAM por noites adicionais ao programa tem um custo de 10.00 CUC.

O CIJAM oferece também serviços de cafetaria, bar, loja, rádio nacional e internacional, serviços de internet e de correio eletrónico, e cofre de segurança para documentos pessoais e objetos de valor.

O pagamento do pacote deverá fazer-se nas primeiras 24 horas após chegar ao acampamento, pelo que se torna necessário o câmbio da sua moeda em CUC (Pesos Cubanos Convertíveis) nas caixas de câmbio (CADECA) do Aeroporto Internacional “José Martí” à sua chegada ao país.

O câmbio de moedas em CUC pode ser efetuado em Euros, Dólares Canadianos, Libras Esterlinas ou Francos Suíços, de acordo com a taxa de câmbio internacional do dia, em aeroportos, hotéis, Centros de Convenção e Negócios e nas caixas de câmbio (CADECA) disponíveis no país.

A Direcção

Associação de Amizade Portugal Cuba