José Martí nasceu há 167 anos

José Martí nasceu em La Habana em 1853.

Doutorado em Leis, Filosofia e Letras pela Universidade de Saragoça, José Julián Martí foi um político, intelectual, jornalista, filósofo e poeta cubano, fundador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) que dedicou a sua vida à escrita, à acção política na luta pela independência de Cuba da colonização espanhola e pela construção de uma unidade latino-americana, tendo sido o grande mártir da Independência de Cuba em relação a Espanha.

O seu pensamento ultrapassou as fronteiras da sua Cuba natal para adquirir um carácter universal.

A Associação de Amizade Portugal-Cuba invoca a vida e obra deste revolucionário, conhecido em Cuba como El Apóstol, que foi inspirador do programa de Moncada, defendido por Fidel.