O Prémio Lenin que nos é conferido é uma prova irrefutável das relações históricas entre os povos de Cuba e a Federação Russa.
Palavras proferidas pelo general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba
Autor: Redação Nacional/informacion@granma.cu
Photo: Estudio Revolución
Eu recebo o Prémio Lenine não numa base pessoal, mas em nome de todo o nosso povo.
(Tradução da versão estenográfica – Conselho de Estado)
Companheiro Ivánován Mélnikov, primeiro vice-presidente da Duma Estatal e do Partido Comunista da Federação Russa;
Companheiros e companheiros:
Acabámos de assistir a um impressionante desfile popular neste dia 1º de Maio, como prova inequívoca do apoio de nosso povo à Revolução e ao socialismo e à rejeição das novas agressões do imperialismo norte-americano contra Cuba. Manifestações semelhantes foram repetidas em todo o país.
Agradeço profundamente à presidência do Partido Comunista da Rússia pela atribuição do Prémio Lenine, que não recebo a título pessoal, mas em nome de todo o nosso povo, dos militantes comunistas e como reconhecimento à liderança do nosso partido, em cuja representação estão presentes aqui oito membros do seu Secretariado Político.
O Prémio Lenine que nos é conferido é um exemplo convincente das relações históricas entre os povos de Cuba e a Federação Russa que têm perdurado em diferentes cenários e que hoje são reforçadas e renovadas.
Nunca esqueceremos a gratidão que os revolucionários cubanos devem à União Soviética e especialmente ao heróico povo russo pelo apoio decisivo e solidariedade permanente nos difíceis primeiros anos da nossa Revolução.
Sempre me lembro das palavras que Fidel me contou em determinado momento da nossa história do século passado – e já faz tantos anos desde o triunfo da Revolução sobre o qual falamos no último século – que ele me disse o seguinte: sem a ajuda de todos os tipos que recebemos da União Soviética, por mais heróico que tenha sido a resistência do nosso povo, teria sido difícil sairmos vitorioso em todos esses anos de grandes dificuldades.