Skip to content Skip to footer

Rússia, Venezuela e o México ofereceram ajuda a Cuba face à situação complexa do sistema elétrico.

Em Cuba o sistema elétrico colapsou.

Desde a passada sexta feira, dia 18 que Cuba se date com grandes dificuldades para repor o sistema elétrico a funcionar em toda a ilha.

São enormes dificuldades que advêm de equipamentos velhos e desgastados e da falta de combustível para alimentar as centrais elétricas.

Na base de toda esta realidade está o criminoso bloqueio movido pelo gigante imperialista, os EUA.

Olhar para estes acontecimentos catastróficos e não ter em conta o crime a que o povo cubano está sujeito há 65 anos, que o priva de bens e tecnologia básica, não fosse essa realidade, estaria assegurada uma vida digna ao seu povo. É desonesto olhar para as dificuldades que estão colocadas e não ter em conta a realidade do bloqueio geral que tem um único sentido; desacreditar a revolução.

Os causadores das dificuldades por que passa o povo cubano, são os mesmos que contribuem para massacres doutros povos como acontece na Palestina. São politicas criminosas e terroristas de índole fascizante perpetradas pelo imperialismo que não olha a meios para atingir os seus fins coloniais.

O Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, expressou, na conclusão da reunião do Conselho de Defesa Nacional, que “o país vive uma situação excecional, marcada por dois acontecimentos fundamentais e complexos: a energia de emergência e, por outro lado, a fase de alarme ciclónico para as províncias orientais”. Neste último caso parece que desta vez os estragos do furacão não teve o impacto esperado. Valha-nos isso!

Relativamente à emergência energética, o Presidente sublinhou que “a situação decorre da indisponibilidade de combustível, facto agravado por toda a guerra económica travada pelo governo dos Estados Unidos contra o nosso país”.

A dificuldade em obter combustível com a regularidade que permita a estabilização do sistema elétrico e a possibilidade em adquirir os equipamentos que possibilitem a reparação das centrais são a razão destes terríveis desastres com resultados catastróficos para o povo e a economia do país.

O bloqueio total movido pelos EUA é a razão destas terríveis ocorrências.

Entretanto, a Rússia, a Venezuela e o México ofereceram ajuda a Cuba face à situação complexa do sistema elétrico.

Ao povo cubano, a AAPC manifesta a sua solidariedade e disponibilidade para tudo fazer no sentido de a materializar.