Bloqueio em números

O bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba é uma cruel política de punição, um crime contra a humanidade, um ato de genocídio e uma violação flagrante, massiva e sistemática dos direitos humanos dos cubanos e o principal obstáculo ao desenvolvimento do país insular.

Durante mais de seis décadas, o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba tem sido uma guerra não declarada contra a economia, a sociedade, a vida quotidiana e os sonhos de progresso de milhões de cubanos.

Esta é uma política cruel de punição, um crime contra a humanidade, um ato de genocídio e uma violação flagrante, massiva e sistemática dos direitos humanos dos cubanos e o principal obstáculo ao desenvolvimento do país há mais de seis décadas, o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba tem sido uma guerra não declarada contra a economia, a sociedade, a vida quotidiana e os sonhos de progresso de milhões de cubanos.

Esta é uma política cruel de punição, um crime contra a humanidade, um ato de genocídio e uma violação flagrante, massiva e sistemática dos direitos humanos dos cubanos e o principal obstáculo ao desenvolvimento do país. Vejamos:

4 meses de bloqueio. Equivalem ao financiamento necessário para garantir a entrega da cesta familiar padronizada de produtos à população durante um ano (aproximadamente 1.600.000.000 de dólares).

25 dias de bloqueio. São equivalentes ao financiamento necessário para cobrir as necessidades da Tabela Básica de Medicamentos do país durante um ano (aproximadamente 339 milhões de dólares).

38 horas de bloqueio.  São equivalentes ao custo de produção/aquisição da base de material de estudo que o país necessita para cobrir as necessidades do sistema educativo durante um ano (aproximadamente 21.789.000 dólares).

9 dias de bloqueio.  São equivalentes ao financiamento necessário para importar materiais médicos descartáveis ​​(algodão, gaze, seringas, agulhas, suturas, cateteres, equipamento intravenoso, entre outros materiais) e os reagentes necessários ao sistema nacional de saúde durante um ano (aproximadamente 129 milhões de dólares).

21 horas de bloqueio.  São equivalentes ao custo de aquisição da insulina necessária para cobrir a procura do país durante um ano (aproximadamente 12 milhões de dólares).

8 horas de  bloqueio.  São equivalentes ao custo de aquisição de brinquedos e material didático para todas as creches do país (aproximadamente 4.500.000de dólares).

18 horas  de 3  bloqueios.  São equivalentes ao custo anual de manutenção (sem incluir combustível e investimentos) do Sistema Eletro-energético Nacional (aproximadamente 250 milhões de dólares).

1/2 hora de 3 bloqueios . É equivalente ao custo das cadeiras de rodas elétricas e convencionais necessárias para satisfazer as necessidades do sistema de educação especial do país (aproximadamente 256.363 dólares).

44 horas de bloqueio.  São equivalentes ao financiamento necessário para garantir computadores nos centros educativos do país (cerca de 25.200.000 dólares).

3 dias de bloqueio.  São equivalentes ao custo de manutenção anual do transporte público no país (aproximadamente 40 milhões de dólares).

15 minutos de bloqueio. Equivalem ao financiamento necessário para cobrir a procura de aparelhos auditivos para crianças e adolescentes com deficiência que frequentam a educação especial no país (aproximadamente  144 mil dólares).

9 meses de bloqueio.  Equivalem ao financiamento estimado para cobrir as necessidades de construção de novas habitações no país (aproximadamente 3.893.000.000 de dólares).

7 meses de bloqueio.  São equivalentes ao financiamento necessário para adquirir os autocarros necessários ao transporte público do país (aproximadamente 2.850.000.000 dólares).