Faleceu a companheira Armanda Fonseca

Foi com profundo pesar que a Direção da Associação de Amizade Portugal-Cuba tomou conhecimento do falecimento da companheira Armanda Maria Carvalho Fonseca, seu membro fundador e Presidente de 1991 a 2014, atualmente sócia honorária da AAPC.

Nascida em Lisboa a 28 de novembro de 1947, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Como jurista, foi técnica superior do Ministério do Trabalho, donde, na sequência do 25 de novembro de 1975, foi saneada em 1977, tendo sido reintegrada em 1979. Em 1980 passa a advogada do sindicato dos gráficos onde exerceu funções até 2020.

Grande amiga do povo cubano, Armanda Fonseca dedicou parte significativa da sua vida à AAPC e à solidariedade com Cuba. Sempre empenhada na defesa da Revolução Cubana, na denuncia do bloqueio dos EUA e no envolvimento em campanhas de solidariedade como o regresso de Elián González ou pela libertação dos Cinco Heróis Cubanos. Integrou diversa delegações a Cuba, nomeadamente no exercício das funções de Presidente da AAPC. Comprometida com os ideais de Abril, integrou a Comissão de Honra do Centenário do Nascimento de Vasco Gonçalves.

No ano em que se assinalam os 50 anos da fundação da Associação de Amizade Portugal-Cuba, a Direção da AAPC assinala o importante papel que Armanda Fonseca desempenhou na afirmação da AAPC e da solidariedade com o povo Cubano em Portugal. A melhor forma de honrar o seu percurso, dedicação e valores a que dedicou a sua vida é prosseguir a luta pela paz e a amizade entre os povos, pela solidariedade com o povo de Cuba e o seu direito a decidir do seu destino, livre de ingerências e agressões externas, designadamente o criminoso bloqueio a cuba imposto há décadas pelos EUA.

Prestaremos homenagem a Armanda Fonseca na próxima Segunda-feira, dia 7 de outubro, às 10h, no cemitério de Vale Flores, em Almada.