Declaração da 11ª. Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP

Defender a Venezuela é defender o sonho de união e fraternidade dos nossos heróis e povos.

Nós, Chefes de Estado e de Governo dos países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Acordo Comercial Popular (ALBA-TCP), fiéis aos princípios e valores fundadores da solidariedade, justiça social e cooperação, e aderimos aos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, reunidos em 26 de agosto de 2024:

A irmã República Bolivariana da Venezuela sendo país membro fundador da ALBA-TCP, um projeto sonhado pelo Libertador Simón Bolívar e pelos heróis e heroínas dos feitos independentistas da América Latina e do Caribe e materializado pelos Comandantes Hugo Rafael Chávez Frías e Fidel Castro Ruz; Os países desta grande Aliança reconhecem que esta nobre nação da nossa América é um país soberano e independente, com elevados padrões democráticos que, anexado à sua sagrada Constituição, organizou eleições presidenciais, de acordo com os termos regulamentares correspondentes.

Ao longo dos anos de crescimento deste grande projeto e integracionista, confirmámos o trabalho e a liderança do Presidente Nicolás Maduro Moros na vanguarda da liderança desta nação irmã face ao ataque mais feroz das potências transnacionais, nas piores condições políticas, condições geopolíticas, sociais e económicas do mundo de hoje, em que alguns dos nossos países irmãos têm sido vítimas diretas do imperialismo, bem como testemunhas de um ataque sem paralelo à nação venezuelana, expresso através de mais de 930 medidas unilaterais coercivas, extorsivas e ilegais, que visam sufocar a economia e a sociedade venezuelanas.

Portanto, nós:

1. Condenamos veementemente qualquer golpe de Estado ou tentativa de golpe de Estado, pois constituem a via violenta, ilegal e inconstitucional que ameaça a democracia, a paz e a própria vida, bem como planos e ações desestabilizadoras impulsionadas por fatores externos, que tentam ignorar a vontade dos povos da América Latina e do Caribe, expressa de forma democrática e legítima nas urnas.
  2. Repudiamos veementemente a brutal guerra comunicacional, cheia de ódio, intolerância, discriminação e desprezo nas redes sociais, estrategicamente dirigida às gerações mais jovens da sociedade venezuelana, vítimas da desinformação e da híper informação para promover a violência, o vandalismo e a barbárie
  3. Rejeitamos os ataques e atos de vandalismo contra pessoas, infraestruturas públicas, símbolos religiosos e nacionais que compõem a idiossincrasia venezuelana, que causaram perdas humanas e materiais para criar uma matriz de opinião de caos, num país em que teve lugar um dia eleitoral histórico na paz e na democracia.
  4. Denunciamos o desconhecimento dos resultados oficiais do processo eleitoral por parte de um setor violento e fascista da oposição venezuelana, que solicitou abertamente o intervencionismo e mais sanções para o país em detrimento do povo venezuelano em diversas ocasiões e que já havia dado sinais das suas intenções golpistas ao não assinarem o acordo de respeito dos resultados eleitorais promovido pelo órgão constitucional, o Conselho Nacional Eleitoral.
  5. Exigimos que a comunidade internacional respeite a soberania, a autodeterminação e a vontade democrática do povo venezuelano. Lamentamos a decisão de alguns Governos de questionar os resultados eleitorais na Venezuela e de promover resoluções e pronunciamentos que não refletem a realidade do país. É essencial que todos os Estados reconheçam o princípio da não interferência nos assuntos internos e trabalhem em conjunto para promover o diálogo e a cooperação construtiva, em vez de alimentar divisões.
  6. Reconhecemos que a Venezuela é um Estado livre, independente, democrático e soberano que possui instituições e leis próprias para resolver os seus assuntos internos. Nesse sentido, saudamos a decisão da Câmara Eleitoral do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) de resolver esta controvérsia eleitoral, num digno exemplo de pleno exercício da soberania e, assim, garantindo paz e tranquilidade ao povo venezuelano.
  7. Saudamos todos os participantes na disputa eleitoral que compareceram perante o Supremo Tribunal de Justiça para contribuir para a paz e a estabilidade do povo venezuelano, o que é um sinal de maturidade política e de democracia participativa nesta nação irmã, ao mesmo tempo que lamentamos que alguns políticos e os atores, que denunciaram alegadas irregularidades, não compareceram perante o Supremo Tribunal de Justiça, não cumprindo o compromisso assumido com o povo como candidatos presidenciais.
  8. Felicitamos o Presidente Constitucional Nicolás Maduro Moros e o seu povo que, com resiliência e adesão à justiça, souberam derrotar a continuada tentativa de golpe de estado e ratificamos o nosso compromisso e apoio irrestrito ao Governo constitucional, legítimo e democraticamente reeleito.
  9. Reafirmamos, mais uma vez, que a América Latina e o Caribe são uma Zona de Paz. Exigimos o estrito cumprimento da obrigação de não intervir, direta ou indiretamente, nos assuntos internos de qualquer outro Estado e de respeitar plenamente o direito inalienável de cada Estado de escolher o seu sistema político, económico, social e cultural como condição essencial para garantir a coexistência pacífica entre as nações, a paz e a estabilidade da nossa região.

Reunimo-nos para defender, hoje mais do que nunca, o povo irmão venezuelano dos tentáculos do fascismo e erguemos as nossas vozes para rejeitar a interferência, a manipulação e as pretensões imperialistas e golpistas para assumir os nossos direitos e recursos legítimos, que tanto prejudicaram a nossa vive nossas cidades.

Defender a Venezuela é defender o sonho de unidade e fraternidade dos nossos heróis e do nosso povo.