Uma referência na utilização de fontes de energia renováveis

A Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) tem todas as possibilidades objetivas para crescer nos próximos anos, afirmou a diretora geral, Ana Teresa Igarza Martínez.

A Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) tem cerca de 89 megawatts de potência instalada em parques solares, que não só contribuem para o funcionamento do espaço, como também são injetados na rede elétrica nacional: entrega cerca de 90% da capacidade gerada.

A afirmação foi feita por Ana Teresa Igarza Martínez, diretora geral da ZEDM, no programa televisivo Mesa Redonda, ao especificar que isto contribui para reduzir os custos de produção, pois reduz a tarifa de eletricidade para quem decidiu colocar painéis solares nos telhados das suas instalações e gerar poupanças para o país num momento de tensões na produção de electricidade.

Em termos de eficiência energética, destacou que, além da utilização de fontes de energia renováveis, as entidades localizadas na Zona Especial utilizam tecnologias mais eficientes, como a automatização dos seus sistemas, a utilização de iluminação LED com acumulação, e recuperação de calor através de trocadores para geração de vapor industrial.

Igarza Martínez disse que os investidores estão interessados na utilização de energias limpas e, além disso, estão a adoptar medidas para ajudar a ultrapassar a difícil situação eléctrica que o país tem vivido nos últimos meses, disse.