Empresa de tubos Avilanian baseada na economia de energia

Com estratégia de economia circular, a entidade é exemplo na busca por soluções que promovam cadeias produtivas e contribuam para a economia de recursos, como transportadores de energia.

Uma locomotiva arrasta diversas placas ou gôndolas e cada uma carrega cinco tubos de mil milímetros de diâmetro e 12 metros de comprimento. Uma grade leva apenas três unidades.

A empresa de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) Ciegoplast, de Ciego de Ávila, demonstra a sua capacidade inovadora a partir das demandas do mercado nacional, com a incorporação do carneiro hidráulico ao seu portfólio de produtos.

Segundo o jornal Invasor, na sua versão digital, com estratégia de economia circular, a entidade é exemplo na procura de soluções que promovam cadeias produtivas e contribuam para a poupança de recursos, como transportadores de energia.

Sergio Barrios, diretor da entidade, disse à imprensa que o primeiro carneiro com PEAD foi desenhado em conjunto com a Empresa de Ciência e Inovação em Tecnologias de Água (Ecita), de Camagüey, promotora da ideia.

O objetivo é introduzi-la nos sistemas de aquedutos, principalmente nos edifícios onde funcionam as bombas, o que deixaria de desperdiçar cerca de 17 por cento da energia elétrica, porque a maior quantidade de água entraria diretamente na cisterna, mas outra seria rebombeada pelo carneiro que funcionaria devido a essa pressão do fluxo de líquido.

Acrescentou que a Ecita realizou um estudo, em conjunto com as Delegações de Recursos Hidráulicos de Ciego de Ávila e Camagüey, para saber em que locais é viável a sua utilização.

Ele garantiu ainda que há matéria-prima para fazer o corpo, a chaminé de equilíbrio e as partes que conduzem a água.

Pedro González Martínez, diretor da Ecita, disse à imprensa que, a partir de uma ideia surgida em 2019, desenvolveram um aríete com acessórios de aço galvanizado produzido na fábrica Alejandro Arias Medina, também em Camagüey, e com tubos de impulso e chaminé de equilíbrio, fabricado com HDPE em Ciegoplast. Colocamos aquela máquina hidráulica em dezembro daquele ano na cisterna de um prédio multifamiliar com 24 apartamentos no bairro Julio Antonio Mella, e ela não para de funcionar, quatro tanques de 500 litros de água cada são abastecidos diariamente e seis são economizados.quilowatt, disse González Martínez, que destacou que a experiência os motivou a fazer um projeto em PEAD, eles compartilharam critérios com a Ciegoplast para fazer um pacote completo, entre estas duas entidades e a fábrica Alejandro Arias Medina, responsável pela parte de aço (válvulas e flanges).