Foto: Estudios Revolucion

 

O Vice-Presidente da Federação Russa, Yuri Ivánovich Borisov, enviado especial do Presidente Vladimir Putin, na viagem de trabalho a Cuba manteve uma reunião com o Vice-Presidente de Cuba, Ricardo Cabrisas, com o objectivo de passar em revista temas importantes das relações bilaterais e trabalhar para continuar a aprofundá-las e as perspectivas dos vínculos económicos, comerciais, financeiros e de cooperação.

As partes manifestaram a intenção de desenvolver a colaboração científica, educativa e empresarial. Nesse sentido, está prevista a criação na Rússia de um centro científico e prático para a formação de especialistas cubanos de alta classificação no sector farmacêutico, como explicou Adolfo Castillo, agregado científico-técnico de BioCubaFarma na capital russa.

Também destacou que se promoverá a realização de projectos de investigação básica de interesse mútuo para produção de novos produtos, tecnologias farmacêuticas inovadoras e equipamentos.

No contexto da pandemia da Covid-19, as relações entre os dois países mantiveram-se ao mais alto nível, os Presidentes Diaz-Canel e Vladimir Putin, mantiveram quatro conversações telefónicas.

Nesta difícil situação, a Rússia enviou a Cuba três donativos, com cerca de 200 toneladas de material sanitário e de produtos alimentares (farinha de trigo, conservas, azeite). Revelante foi, também, a ajuda da Rússia, face à escassez de oxigénio, do envio de 20 plantas concentradoras e uma oferecida pela empresa Rosneft.

O Presidente Diaz-Canel recebeu o Vice-Presidente da Federação Russa, Yuri Ivanovich Borisov, durante o encontro constatou-se o excelente estado das relações entre ambos os países. As partes dialogaram sobre os vínculos económicos, comerciais, financeiros e de cooperação e as perspectivas para o seu desenvolvimento.

O Presidente Cubano agradeceu em nome do povo e do governo a ajuda enviada pela Federação Russa para o combate à Covid-19 e enviou uma cordial saudação ao seu homólogo Russo, Vladimir Putin.

Fonte; Granma

Outubro, 2021