Sobre a situação epidemiológica, melhora, embora lentamente, mas com estabilidade; e o sucesso da campanha de vacinação, permitirá à ilha abrir as suas fronteiras no dia 15 de Novembro, foi destacado, na última reunião do Conselho de Ministros

Foto: Estudios Revolución

«A situação epidemiológica em Cuba está a transformar-se  para melhor a cada dia, graças, ao compromisso e actuação do sistema de saúde cubano e pela contribuição da ciência e da inovação”, disse o presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez na

última reunião do Conselho de Ministros.

Ficam evidentes os resultados que a campanha de imunização está a a ter e a eficácia das vacinas, que começaram a ser aplicadas em condições muito difíceis, com alta circulação da variante Delta», salientou Diaz Canel.

Como parte da maciça campanha de vacinação anti-Covid-19 nas idades pediátricas — que começou no país em Setembro e a primeira do tipo no mundo contra a doença — mais de um milhão de crianças e adolescentes cubanos entre dois e 18 anos receberam duas doses da Soberana 02, com alto nível de segurança comprovado.

Essa campanha de imunização teve início depois do Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed) aprovasse o uso emergencial da Soberana 02 nessa faixa etária.

Durante o mês de Setembro, a primeira dose foi administrada à maioria da população pediátrica vacinada, enquanto em Outubro foi dada continuidade à segunda injecção de um esquema que inclui duas doses de Soberana 02 mais um terço de Soberana Plus, que deve culminar em Novembro.

Esteban Lazo Hernández presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, no dia de encerramento da visita parlamentar a Cienfuegos visitou o conselho popular de Reina.

Foto: Canal Caribe

CIENFUEGOS.— «Qualquer processo que envolva o povo, que tenha impacto sobre o povo, deve ter a maior participação possível do povo», disse Esteban Lazo Hernández presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, no dia do encerramento da visita parlamentar a Cienfuegos.

Ao visitar o conselho popular da Reina, o também presidente do Conselho de Estado conheceu o programa de melhorias e transformações sociais de bairros e comunidades, com acompanhamento das empresas no território.

A Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) em face dos objectivos mal disfarçados da escaramuça mercenária

Contra os propósitos de desestabilização que nos querem impor a partir de uma matriz mediática, os trabalhadores cubanos e o movimento sindical farão uso das suas armas mais poderosas: a unidade e o patriotismo

Foto: Prensa Latina

Face à escalada de campanhas subversivas contra a Revolução, a Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) deu a conhecer esta segunda-feira, 18 de Outubro, por meio de comunicado, a posição intransigente e de rejeição do proletariado nacional, contra as mais recentes manobras orquestradas por «operadores políticos internos, liderados e encorajados do estrangeiro», que «anunciam a intenção de realizar uma marcha que têm apresentado como pacífica e lícita, invocando a Constituição».

Foto: Cubadebate

No dia 11 de Outubro, elementos afectos à extrema direita argentina e um pequeno grupo de cubanos residentes no país que aderem ao projeto chamado Pátria e Vida, foi organizada uma tentativa de ataque contra a sede diplomática cubana em Buenos Aires.

Perante o propósito de um grupo financiado pelo Centro para a Abertura e Desenvolvimento da América Latina (Cadal), uma ONG anticomunista argentina, vinculada ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, à CIA e à Usaid; o MAS Cuba, o Movimento Argentino de Solidariedade com Cuba, mobilizou-se e ocupou a frente da embaixada, evitando a agressão.

O site Cubainformación refere que os agressores contaram com o apoio do Partido Libertário, que adere às políticas do Bolsonaro no Brasil e do VOX na Espanha, e tenta, com violência, reproduzir essas políticas no nosso país, que só beneficiam o projeto de recolonização de Washington.

Outubro, 2021