Uma forma efetiva de exercer a solidariedade com Cuba

10 a 27 Julho 2022

inscrições até 20 de Junho de 2022

CIJAM 2019

A Associação de Amizade Portugal-Cuba organiza, mais uma vez, a participação na Brigada Europeia José Marti na sua 50ª edição. O programa, deste ano, é dedicado à comemoração do 170º aniversário do nascimento do Apóstolo da Independência de Cuba, José Marti, ao 63.º Aniversário da Revolução Cubana, ao 55º ano da morte, em combate, do Comandante Ernesto Che Guevara e ao 69.º ano do Dia da Rebeldia Nacional.

ANULAÇÃO DA BRIGADA JOSÉ MARTI

Caros companheiros e amigos,

Devido ao momento extraordinário que o Universo vive por força da pandemia COVID-19, recebemos a informação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, (ICAP) que a Brigada internacional José Martí, por nós divulgada em devido tempo, foi suspensa.

Está no entanto prevista a realização de uma Brigada integrada na comemoração dos 60 anos do ICAP a realizar na 2ª quinzena de Novembro.

Logo que tenhamos informação mais concreta voltaremos ao vosso contacto.

Saudações fraternas,

CUBA VENCERÁ!

A direcção

13 de Julho a 1 de Agosto

As inscrições devem ser feitas para os endereços em rodapé até 30 de Maio de 2020

Av. Engº. Arantes e Oliveira nº 5 – S/L – D – 1900-221 Lisboa

Telefones: 213857305 // 962022208 // Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. facebook.com/amizadeportugalcuba

Imagem da zona do acampamento

Com o triunfo da Revolução em 1959 abriu-se a porta da esperança para Cuba e para os cubanos, vítimas de uma pobreza levada ao extremo pela ditadura deposta.

De imediato os EUA reagem decretando medidas de embargo económico a Cuba, até que o bloqueio foi definitivamente implementado, pelo presidente Kennedy em Fevereiro de 1962.

A recuperação do país foi de grande dificuldade a todos os níveis, mas contou sempre com a solidariedade internacional.

Em 1969, o SDS – Estudantes por uma Sociedade Democrática, associação de jovens dos Estados Unidos, descontentes e inspirados pelos discursos de Fidel Castro, visitam Cuba e trabalham lado a lado com os trabalhadores na colheita da cana-de-açúcar, mostrando a sua solidariedade com a Revolução Cubana e desafiando o embargo dos EUA a Cuba.

Estava formada a primeira Brigada Internacional de solidariedade com Revolução Cubana, a Brigada Venceremos!

Este exemplo espalha-se rapidamente pelo continente americano, pela Europa, Austrália e Nova Zelândia e pelo resto do mundo!

Jornada de trabalho