ANULAÇÃO DA BRIGADA JOSÉ MARTI

Caros companheiros e amigos,

Devido ao momento extraordinário que o Universo vive por força da pandemia COVID-19, recebemos a informação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, (ICAP) que a Brigada internacional José Martí, por nós divulgada em devido tempo, foi suspensa.

Está no entanto prevista a realização de uma Brigada integrada na comemoração dos 60 anos do ICAP a realizar na 2ª quinzena de Novembro.

Logo que tenhamos informação mais concreta voltaremos ao vosso contacto.

Saudações fraternas,

CUBA VENCERÁ!

A direcção

13 de Julho a 1 de Agosto

As inscrições devem ser feitas para os endereços em rodapé até 30 de Maio de 2020

Av. Engº. Arantes e Oliveira nº 5 – S/L – D – 1900-221 Lisboa

Telefones: 213857305 // 962022208 // Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. facebook.com/amizadeportugalcuba

Imagem da zona do acampamento

Com o triunfo da Revolução em 1959 abriu-se a porta da esperança para Cuba e para os cubanos, vítimas de uma pobreza levada ao extremo pela ditadura deposta.

De imediato os EUA reagem decretando medidas de embargo económico a Cuba, até que o bloqueio foi definitivamente implementado, pelo presidente Kennedy em Fevereiro de 1962.

A recuperação do país foi de grande dificuldade a todos os níveis, mas contou sempre com a solidariedade internacional.

Em 1969, o SDS – Estudantes por uma Sociedade Democrática, associação de jovens dos Estados Unidos, descontentes e inspirados pelos discursos de Fidel Castro, visitam Cuba e trabalham lado a lado com os trabalhadores na colheita da cana-de-açúcar, mostrando a sua solidariedade com a Revolução Cubana e desafiando o embargo dos EUA a Cuba.

Estava formada a primeira Brigada Internacional de solidariedade com Revolução Cubana, a Brigada Venceremos!

Este exemplo espalha-se rapidamente pelo continente americano, pela Europa, Austrália e Nova Zelândia e pelo resto do mundo!

Jornada de trabalho

INTRODUÇÃO

Em Portugal, a Brigada “José Marti” é organizada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC).

Este ano realiza-se no contexto da comemoração do 60º aniversário do Triunfo da Revolução.

As Brigadas constituem uma forma concreta e efectiva de manifestar solidariedade com o povo cubano e, ao mesmo tempo, conhecer mais directamente o seu processo revolucionário, a sua história, cultura, tradições e conquistas sociais, bem como as dificuldades que a Ilha atravessa.

Nas Brigadas, as jornadas de trabalho são intercaladas com conferências sobre temas da actualidade cubana, visitas a lugares de interesse histórico-social e a unidades produtivas ou de assistência, encontros com a população de bairros e comunidades. Todas estas actividades permitem aos brigadistas ter um conhecimento directo das conquistas alcançadas pela Revolução, da forma como está organizada a sociedade cubana, do financiamento das suas instituições e também das limitações causadas pelo bloqueio dos E.U.A.