O Mundo vive um momento de grande complexidade a nível internacional, um momento em que se avolumam os perigos para os trabalhadores e para os povos, por via de uma poderosa ofensiva imperialista. Ofensiva que se está a traduzir num grande retrocesso civilizacional e numa instabilidade, insegurança e conflitualidade permanentes no plano internacional.

Moção pela Venezuela apresentada e aprovada por unanimidade, na Assembleia Geral Electiva de 3 de Março de 2018

A vitória eleitoral de Hugo Chavez Frias a 6 de Dezembro de 1998, colocaria a Venezuela num rumo divergente ao de até então, imprimindo políticas de profunda transformação social e económica que teriam um impacto significativo, não apenas no país como em toda a região continental e caribenha.

A chamada Revolução Bolivariana, romperia com as políticas de direita e de pobreza e com a opressão ao povo venezuelano. Entre 1999 e 2016, o desemprego caiu na Venezuela mais de dez pontos percentuais, alcançando, no final de 2015, taxas de desemprego mais baixas do que na União Europeia ou no Canadá.

Moção contra o Bloqueio a Cuba apresentada e aprovada por unanimidade, na Assembleia Geral Electiva de 3 de Março de 2018

Considerando que o Bloqueio a Cuba dura há 58 anos, apesar das sucessivas condenações do mesmo na Assembleia Geral da ONU , constitui uma violação dos direitos humanos e, pela sua natureza extraterritorial, limita a soberania de Estados terceiros, afectando mesmo interesses económicos de empresas nacionais;

Considerando que, apenas no período entre Abril de 2016 e Junho de 2017 se estima em 4 305 milhões de dólares o prejuízo causado pelo bloqueio, com efeitos nocivos na alimentação, agricultura ,saúde, educação e turismo;