«Esteja certo de que o ímpeto e a força da juventude cubana o vão acompanhar todos os dias e em todos os desafios», garantiu nesta quinta-feira, 10 de dezembro, ao presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, um dos mais de cem jovens reunidos com o chefe de Estado na Universidade das Ciências Informáticas (UCI), durante a visita governamental a Havana

Foto: Juventude Rebelde

 

O encontro com alunos e professores das universidades da capital foi a primeira etapa do dia em que o presidente agradeceu, em nome do povo e do governo, o esforço das novas gerações no combate à Covid-19 e os demais desafios do ano 2020.

«Este ano tem sido difícil, pôs-nos à prova, mas também foi um ano de resistência, de solidariedade com o povo, entre a família, para que a pandemia não pudesse causar os danos que causou no resto do mundo», destacou com orgulho.

«Aprendemos com a crueldade do império, com o sistema de gestão governamental durante a pandemia, com a interconexão de setores para termos protocolos mais eficientes nessa batalha. É por isso que em Cuba não morreu uma mulher grávida ou uma criança, e por isso nenhum dos profissionais de saúde morreu de Covid-19 no país».

O trabalho em centros de isolamento, doação de sangue, apoio a pessoas vulneráveis durante a quarentena e trabalhos científicos foram reconhecidos por Díaz-Canel.

«O principal desafio continua a ser», segundo ele, «continuar a luta epidemiológica a partir dos cenários impostos pela nova normalidade».

O presidente referiu-se ao apoio à estratégia socioeconómica, especificamente à Tarefa de Ordenação. Enquanto isso, a produção e o uso da ciência e da inovação para contribuir com a economia e a sociedade devem ser uma bandeira na ação juvenil.

«2021 será um ano de superação, de aperfeiçoamento do nosso socialismo. Acredito que se trabalharmos juntos em tudo isso e da maneira que sabemos, faremos Cuba viver», concluiu o presidente.

Autor: Gladys Leidys Ramos | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dezembro, 2020