O titular da Saúde Pública de Cuba, José Angel Portal Miranda, interveio na reunião de ministros da Saúde, do Grupo de Contacto do Movimento dos Países Não-Alinhados (Mnoal), em resposta à Covid-19

Autor: Enrique Moreno Gimeranez | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maio, 2020

 

«Nada vai impedir que o meu país continue a praticar a solidariedade que há mais de 60 anos define nossa Revolução; não o vai fazer o acirramento do genocida bloqueio económico, comercial e financeiro que nos impôs o Governo dos Estados unidos e ainda menos seus ataques à cooperação internacional que Cuba oferece», afirmou em 20 de maio o titular da Saúde Pública de Cuba, José Angel Portal Miranda, ao intervir na reunião de ministros da Saúde, do Grupo de contacto do Movimento dos Países Não-Alinhados (Mnoal), em resposta à Covid-19.

No encontro — realizado mediante videoconferência e moderado pelo ministro da Saúde da república de Azerbaijão, em sua condição de Estado que detém a Presidência do Mnoal — Portal Miranda ressaltou que 26 brigadas de profissionais da Saúde da Ilha maior das Antilhas juntaram-se aos esforços de 24 países para combater a pandemia.

Destacou que estes colaboradores se acrescentam aos mais de 28 mil que já prestam seus serviços em 59 nações, das quais 56 delas são Estados que pertencem ao Movimento dos Países Não-Alinhados.

«Salvar vidas tem que ser, neste momento, a prioridade de todos. Devemos complementar-nos, compartilhar o que temos, apoiar-nos mutuamente e aprender daquelas experiências bem-sucedidas, a fim de enfrentar este imenso desafio», indicou o ministro cubano, enfatizando no papel primordial do Mnoal nos esforços globais perante o novo coronavírus.

Ao mesmo tempo, denunciou as medidas de coerção unilaterais impostas contra países do Movimento, que impedem o combate à Covid-19 e outras doenças, entre elas o bloqueio imposto pelo Governo dos Estados Unidos contra Cuba, que limita ou torna impossível «o acesso a equipamentos, medicamentos, dispositivos médicos e tecnologias relacionadas com o diagnóstico e tratamento dessa doença».