Imprimir
Categoria: Notícias de Imprensa

A empresa Laboratórios MedSol vem trabalhando para começar a desenvolver o medicamento antiretroviral Kaletra, um remédio que mostrou a sua efectividade ao nível mundial, na cura dos casos da Covid-19

Autor: Yenia Silva Correa | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maio, 2020

Foto: ACN

 

A empresa Laboratórios MedSol vem trabalhando para começar a desenvolver o medicamento antiretroviral Kaletra, um remédio que mostrou a sua efectividade ao nível mundial, na cura dos casos da Covid-19.

Segundo Adalberto Izquierdo Castro, chefe do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade empresarial de base Novatec, que pertence à MedSol, o remédio está na etapa de desenvolvimento; foram elaborados três lotes piloto e foi realizada a análise físico-química.

O passo a seguir será — referiu o directivo à agência de notícias ACN — compará-lo com o produto líder, e com os resultados que se obtiverem, registá-lo no Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos da Ilha. Izquierdo Castro explicou que já está registrado e que com a matéria prima requerida a Novatec está em condições de começar a produzi-lo, acrescentando que «os testes que se realizam na versão cubana deste medicamento mostraram resultados satisfatórios».

Kaletra, fármaco que é empregue contra a HIV/Aids, é uma combinação antiretroviral do Lopinavir e do Ritonavir. Produzi-lo em Cuba eliminaria a necessidade de importá-lo, e ao meso tempo tornaria mais barato o seu custo de produção.

Actualmente, é produzido por poderosas multinacionais com tecnologia avançada. Conseguir fazê-lo na indústria nacional, com as mesmas especificações, acarretará adaptações na tecnologia da Ilha e, a longo prazo, poderia ser exportado.

Junto com o Interferon Alfa 2B humano recombinante, medicamento que gera um mecanismo de acção antiviral; o Oseltamivir, um inibidor selectivo das neuraminidases do vírus da gripe e a Cloroquina (antimalárico), Kaletra faz parte dos tratamentos empregados no país para fazer face à Covid-19.