Ricardo Cabrisas reuniu-se com o conselheiro estadual do Governo Chinês

Autor: Granma | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

25 de Outubro de 2018

Foto: Granma, Vice-presidente cubano agradeceu a posição inequívoca do governo chinês contra o bloqueio.

 

O vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas Ruiz, reuniu-se na manhã de quinta-feira, como parte da sua visita de trabalho à República Popular da China, com o Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na sede do Partido e do governo chinês Zhongnanhai.

Numa atmosfera cordial e amigável, ambas as partes trocaram impressões sobre o progresso das relações bilaterais e registaram satisfação com a troca de visitas de alto nível tendo as mesmas fortalecido o diálogo e a confiança política mútua entre os dois países. Também referiram que as relações entre Cuba e a China continuem a consolidar-se como um exemplo de cooperação entre os dois países socialistas com base na igualdade, respeito e benefício mútuo.

Wang Yi salientou que o presidente Xi Jinping dá grande importância à próxima visita de Estado à China do presidente Miguel Diaz-Canel Bermúdez, o que permitirá dar continuidade ao trabalho para projectar relações de longo prazo entre a China e Cuba. Wang Yi reiterou o apoio da China a Cuba na sua justa luta para defender a soberania nacional e salientou a estreita amizade entre os dois países.

Cabrisas enfatizou que Cuba acolhe com simpatia a iniciativa da Faixa e da Rota da Seda e sua extensão para a América Latina e o Caribe. O vice-presidente cubano agradeceu a posição imutável do governo chinês, juntamente com a grande maioria da comunidade internacional, contra o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA, em vésperas da votação da resolução cubana nas Nações Unidas.

O vice-presidente Cabrisas também se reuniu em Pequim com o ministro do Comércio e com o-presidente da Comissão Intergovernamental Cubano-Chinesa de Relações Económicas e Comerciais, Zhong Shan, que reafirmou a vontade comum de continuar a fortalecer e ampliar a cooperação bilateral. Cabrisas também se reuniu com os principais gerentes de diferentes instituições chinesas, incluindo importantes instituições bancárias, seguradoras e empresas chinesas.