A lei Helms-Burton colide com a dignidade e a resistência do povo cubano. Vinte e três anos se passaram desde o início deste texto e Cuba está aqui, livre, soberana e cada vez mais comprometida com seu projeto social, político e económico.

Autor: Elson Concepción Pérez

Photo: Jose M. Correa

É altamente recomendável que os avós, pais, tios e outras pessoas que viveram ou receberam informações daqueles anos de exploração a que a população cubana foi submetida, expliquem isso às novas gerações.

A União dos Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), em anúncio a 21 de Fevereiro, denunciou o concerto organizado pelo bilionário britânico Richard Branson, em Cúcuta, Colômbia. «O que for arrecadado nunca chegará nem perto dos activos bancários venezuelanos que embarga o governo dos EUA e alguns de seus aliados, nem aos pagamentos de petróleo retidos pela administração norte-americana, nem aos recursos que os governos ocidentais bloqueiam para que não cheguem aos venezuelanos. O único interesse da iniciativa é intensificar a campanha desenfreada dos média contra a Venezuela», diz o documento.

Autor: Nuria Barbosa León

Foto: Mayda Medina Entenza

O alemão Elías Korte apoia a Venezuela com a convicção de rejeitar a guerra em qualquer lugar onde ocorra.

Amplos sectores da população de Cuba expressaram, com a sua assinatura, uma resposta enérgica e em massa de solidariedade e em defesa da Revolução Bolivariana da Venezuela e contra as pressões crescentes e acções dos Estados Unidos, que preparam uma invasão militar, sob o pretexto de «intervenção humanitária» contra a Pátria do Libertador Simón Bolívar e do comandante desaparecido Hugo Chávez Frías.

O 40º Festival de Cinema de Havana dedica uma secção a fitas clássicas que foram restauradas

Poster do Retrato de Teresa, do director cubano Pastor Vega, que contou com excelentes performances de Daysi Granados e Adolfo Llauradó.

O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano abriu, há dois anos, uma secção dedicada a filmes clássicos que foram restaurados. O seu diretor, Iván Giroud, disse então que, com essa decisão e novidade, se trata de «ressaltar a importância de salvar a nossa memória».

Miguel Díaz-Canel inaugura 26º Festival Internacional de Balé de Havana Alicia

Autor: Pedro de la Hoz

Photo: Cortesía BNC

Um grande símbolo de uma escola, uma tradição e o compromisso da arte com a Pátria, Alicia Alonso foi homenageada a 28 de Outubro, à noite, na inauguração do 26º Festival Internacional de Balé de Havana, que leva seu nome, no 75º aniversário de sua estreia em Giselle e as sete décadas de existência da companhia criada por ela.

Rejeição firme de Cuba à nova escalada agressiva dos Estados Unidos

O Ministério das Relações Exteriores rejeita nos termos mais fortes a nova escalada na conduta agressiva dos Estados Unidos contra Cuba.

O Departamento de Estado anunciou, a 4 de Março, a decisão de permitir, a partir de 19 de Março e sob o Título III da Lei Helms-Burton, que sejam impetrados processos legais em tribunais dos Estados Unidos somente contra empresas cubanas incluídas na Lista das Entidades Cubanas Restritas, elaborada por esse governo a Novembro de 2017 e actualizada um ano depois. Essa lista arbitrária e ilegítima, destinada a intensificar o bloqueio e estender seus efeitos extra-territoriais, proíbe cidadãos norte-americanos de realizar transacções financeiras directas com as entidades acima mencionadas.