O vice-presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Álvaro García Linera, também disse que renunciou ao seu cargo

Novembro, 2019 09

Foto: Twitter

CAMACHO CONFIRMA ORDEM DE PRISÃO CONTRA EVO MORALES

O líder da oposição Luis Fernando Camacho, um dos políticos por trás dos protestos que levaram à demissão de Evo Morales na Bolívia, confirmou a existência de um mandado de prisão contra o ex-presidente.

-------------------------------------------------- ------------

AMEAÇADAS EMBAIXADAS DA VENEZUELA, CUBA E MÉXICO NA BOLÍVIA

As Delegações diplomáticas da Venezuela e Cuba denunciaram ataques e cartéis ofensivos contra a sua representação na Bolívia.

Em 7 de Novembro, pela vigésima oitava ocasião consecutiva, o projecto de resolução para pôr fim ao bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba foi submetido à consideração das Nações Unidas

12h05 do dia 07 Iniciou-se o processo de votação do projecto de resolução: Necessidade de pôr fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba.

Resultado da votação: a favor 187; contra 3; abstenção 2

Contra: Israel, Estados Unidos e Brasil

Abstenções: Colômbia e Ucrânia

Bruno Rodríguez: «O governo dos Estados Unidos é responsável».

Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba, falou nas Nações Unidas sobre como nos últimos meses o governo Trump empreendeu uma escalada para que o combustível não chegasse a Cuba. O seu objectivo é prejudicar a economia e, ao mesmo tempo, o bem-estar da família cubana. «Os Estados Unidos são responsáveis mesmo», acrescentou.

Discurso proferido pelo presidente da República de Cuba, Miguel M. Díaz-Canel Bermúdez, no encerramento do Encontro Anti-imperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, no Palácio das Convenções, em 3 de Novembro de 2019, Ano 61º da Revolução (Tradução da versão estenográfica – Conselho de Estado)

Novembro, 2019

Foto: Estudios Revolución

Agradeço a todos vocês.

Acho que nós todos concordamos que não há discurso melhor do que o dos poetas (Risos), mas, bem, temos que fazer as conclusões.

Querido companheiro general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba;

Companheiro, irmão e presidente Nicolás Maduro Moros, da República Bolivariana da Venezuela;

Queridos líderes revolucionários da África, Ásia, América Latina e Caribe;

Irmãos, amigos, colegas:

Uma saudação especial a todos aqueles que resistem e vieram à capital cubana, que sempre foi e será um ponto de encontro para aqueles que defendem a paz e a solidariedade entre os povos.

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, iniciou suas palavras no último dia do Encontro Antiimperialista de Solidariedade, pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, saudando o general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, quando disse que «onde estiver Raúl está Fidel»

Novembro 4, 2019

Foto: Endrys Correa Vaillant

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, iniciou suas palavras no último dia do Encontro Antiimperialista de Solidariedade, pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, saudando o general-de-exército Raúl Castro Ruz, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, ocasião em que expressou «onde estiver Raúl está Fidel», diante de uma plateia fervorosa no Palácio das Convenções de Havana, com a presença do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e o segundo secretário do Partido, José Ramón Machado Ventura.

Maduro realçou que, quando entrou na sala, um slogan o comoveu muito: «Ouve-se, sente-se, Fidel está presente». «Trememos porque esse é o caso, Fidel está presente neste esforço para encontrar uma maneira de sair das tentativas neoliberais», disse.

Outubro, 2019

1 - Há um retrocesso na relação bilateral, no entanto, algumas áreas de cooperação são mantidas, especialmente no âmbito da aplicação da lei e segurança nacional.

2 - O que define o estado actual das relações é uma forte intensificação do bloqueio económico, comercial e financeiro, que está causando danos humanitários e económicos, afectando todas as cubanas e os cubanos, bem como os próprios cidadãos dos EUA, devido à proibição de viajar para a Ilha. O bloqueio é uma maneira obsoleta de agir, violando o Direito Internacional e até a Convenção de Genebra contra o crime de genocídio.