Imprimir
Categoria: Notícias da AAPC

Celebra-se hoje o 57º aniversário da vitória do povo cubano aquando da invasão da Baía dos Porcos (praia de Girón), perpetrada por exilados cubanos, treinados , equipados e financiados, pelo governo dos Estados Unidos, que tentaram sem sucesso derrubar o governo de Fidel Castro.

Foi no dia 17 de abril de 1961, que cerca de mil e 500 homens desembarcaram na costa sul de Cu...ba dispostos a depor Fidel Castro, o qual tinha subido ao poder dois anos antes.

Com um um espírito de resistência extraordinário, os combatentes cubanos avançaram, sob as bombas, em direção à Playa Girón e os pilotos com os seus frágeis aviões, desferiram golpes decisivos os navios invasores e não só.

A coragem de um povo na defesa da sua revolução conseguiu erguer um muro intransponível diante do invasor que foi derrotado em 72 horas.

Fidel Castro comparou o ataque a Pearl Harbor. “A diferença é que desta vez o ataque foi duas vezes mais traiçoeiro e mil vezes mais covarde” e “O que os imperialistas não nos conseguem perdoar é que fizemos uma revolução socialista debaixo do nariz dos EUA e defenderemos com os nossos fuzis essa revolução socialista” afirmou.

A Associação de Amizade Portugal Cuba recorda este dia histórico.

Viva Cuba!

Viva a Revolução Cubana!