Fernando González Llort

 

A AAPC esteve uma vez mais presente na Festa do Avante, certame inigualável no nosso país pelo que representa no plano da cultura, da política e da diversão.

Cabe-nos fazer um agradecimento muito sentido aos amigos e companheiros que tornaram possível a nossa presença quer os que participaram na construção do nosso espaço quer os que durante os três dias da Festa deram o seu contributo essencial e inestimável para garantir o funcionamento do nosso bar e da nossa banca.

Este ano, tivemos a honra de receber o companheiro Fernando González, um dos 5 Heróis Cubanos, actualmente Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Tivemos a oportunidade de participar numa curta reunião onde esteve igualmente a Sra. Embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, Tania Crombet, Directora de Investigação Clinica do Centro de Imunologia Molecular e Annie Garcés jovem cantora que acompanharam a Delegação Cubana.

O companheiro Fernando González informou sobre a situação epidemiológica em Cuba e salientou as dificuldades criadas pelo criminoso bloqueio tendo destacado a importância da solidariedade internacional e referido o importante contributo da nossa Associação.

Por seu lado, o Presidente da AAPC Augusto Fidalgo informou da nossa actividade no apoio à Revolução Cubana e das iniciativas contra o criminoso bloqueio dos EUA.

 A Delegação dirigiu-se ao nosso espaço na Festa onde Fernando Gonzalez fez uma sentida intervenção na presença de dezenas de companheiros.

No local o Presidente do ICAP outorgou o “Sello Comemorativo do Aniversário 60 do ICAP à Associação de Amizade Portugal-Cuba” tendo a nossa Associação entregue uma lembrança de solidariedade com Cuba.

O ARDENTE PROFETA DA AURORA

95 ANOS DO NASCIMENTO DE FIDEL

13 de Agosto de 1926

 

Neste 13 de Agosto, assinalamos o 95º aniversário do nascimento de Fidel, cujo pensamento e obra continuam a iluminar-nos.

A Associação de Amizade Portugal-Cuba, num momento tão difícil para a nação socialista e o seu povo, recorda a figura memorável que foi e é Fidel.

Expressamos ao Povo Cubano toda a nossa solidariedade.

Fidel terá sido o mais importante político do século passado e uma figura que mudou a História da América Latina.

Nesta data em que lembramos o nascimento de tão ilustre personalidade, é nosso compromisso solene tudo fazermos para honrar os seus feitos históricos e os ensinamentos inspiradores para a luta emancipadora dos povos.

 

“Democracia é quando as maiorias governam, democracia é quando se defendem os interesses da maioria, democracia não é garantir somente o direito a pensar livremente mas também o direito a saber pensar, o direito a saber escrever aquilo que se pensa, o direito a saber ler o que lêem os outros, o direito ao pão, ao trabalho, à cultura” Fidel Castro, 1/5/1960

 

CUBA VENCERÁ!

Fonte: Gramna

 

A OEACP aprovou, por unanimidade, uma Resolução a exigir o levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA e manifesta a sua preocupação pelos danos significativos que essa política tem causado à população e à sociedade cubana, assim como pelo seu efeito extraterritorial com a entrada em vigor do título III da Lei Helms-Burton.

O texto destaca que, apesar das dificuldades geradas pelo bloqueio, Cuba tem continuado a solidariedade internacional, demonstrada com a cooperação com outros países no combate à pandemia.

Foto: Granma

 

Cubanos e 31 Associações de Cubanos Residentes no Estrangeiro emitiram um comunicado em que denunciam o terrorismo mediático, a ciberguerra, a campanha de ódio e os incitamentos à violência desencadeados contra Cuba.

Os cubanos, povo nobre, culto e valente, apelam à paz, sendo consequentes com as nossas origens. Só compete aos seus cidadãos resolver os problemas da Nação, num clima de harmonia e liberdade, de dignidade e justiça, de trabalho e criação e participativo em que todos possamos contribuir com respeito e compromisso com o futuro.