A Associação de Amizade Portugal-Cuba esteve presente no Encontro Anti-Imperialista, pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, que se realizou em Havana de 1 a 3 de Novembro.

Estiveram presentes 95 delegações num debate extraordinário em que se abordou a ofensiva Imperialista contra os povos da América-Latina e, particularmente, o agravamento do Bloqueio movido pelos EUA contra o Povo Cubano.

Realizámos na passada 6ª feira, dia 11, nas nossa Sede, uma grande iniciativa de Solidariedade com a Revolução Bolivariana.

Estiveram presentes o Sr. Embaixador da República Bolivariana da Venezuela, General em Chefe Lucas Rincon, o Secretário da Embaixada de Cuba Javy Levy e representantes das embaixadas de S. Tomé, China, Palestina, bem como várias Associações de Solidariedade.

Participou na sessão Carolus Wimmer, Presidente do Comité de Solidariedade Internacional e Defesa da Paz (Venezuela).

O companheiro Carolus Wimmer fez uma importante e esclarecedora intervenção sobre a situação na Venezuela, que se debate com as dificuldades que advêm da política terrorista movida pelo Imperialismo Yankee.

No fim, reafirmámos o apelo ao incremento da luta, denunciando a barbárie desta ingerência de são cúmplices vários países da União Europeia, onde se inclui Portugal.

Foi no dia 8 de Outubro de 1967 na Bolívia que Che Guevara foi preso. A guerrilha do Che estava reduzida a 17 combatentes.

Che decidiu retirar os doentes e fazer frente à tropa que perseguia os combatentes, de modo a permitir a progressão dos feridos.

Cercado pelo exército, Che é feito prisioneiro e assassinado por ordem do agente da CIA, Félix Rodriguez.

26 de Julho de 1953

26 de Julho de 2019

66 anos depois de Moncada

“Se Cristóvão Colombo não tivesse tido uma bússola, não teria chegado a nenhum lado. Mas existia uma bússola, eu também tinha uma bússola:

foi o que encontrei em Marx e em Lenine e a ética que encontrei em Marti”

Marta Harneckier, chilena, (1937-2019) periodista, psicóloga, intelectual e escritora publicou mais de 80 livros, entre os quais se destaca “Conceitos Fundamentais do Materialismo Dialéctico”, que teve mais de 70 edições.

Grande amiga de Cuba, onde viveu, foi uma grande defensora das lutas libertadoras da América Latina e do mundo.