Se não conseguir visualizar, clique aqui.

26 de Julho de 1953

26 de Julho de 2019

66 anos depois de Moncada

“Se Cristóvão Colombo não tivesse tido uma bússola, não teria chegado a nenhum lado. Mas existia uma bússola, eu também tinha uma bússola:

foi o que encontrei em Marx e em Lenine e a ética que encontrei em Marti”

Marta Harneckier, chilena, (1937-2019) periodista, psicóloga, intelectual e escritora publicou mais de 80 livros, entre os quais se destaca “Conceitos Fundamentais do Materialismo Dialéctico”, que teve mais de 70 edições.

Grande amiga de Cuba, onde viveu, foi uma grande defensora das lutas libertadoras da América Latina e do mundo.

Caros companheiros,

Uma vez mais estamos presentes num acto de solidariedade com os povos da América Latina, denunciando as acções criminosas cometidas contra os povos deste continente, violando direitos humanos tentando dominar aqueles que se levantam em defesa de políticas mais humanas, tentando libertar-se de um passado de miséria e morte, vítimas do analfabetismo, da ausência de cuidados médicos e outras maleitas do subdesenvolvimento, consequência de um passado de miséria e morte do passado colonialista a que foram sujeitos pelo conquistador europeu e pelo imperialismo norte-americano que, assumidamente, ressuscita a Doutrina Monroe. O Mundo vive um momento de grande complexidade a nível internacional, quando se avolumam os perigos para os povos, por via da poderosa ofensiva imperialista que se traduz num retrocesso civilizacional, em instabilidade, insegurança e conflitualidade permanentes. O que agora impera é o desrespeito pelo Direito Internacional, a ingerência e a conspiração, a usurpação e subjugação dos povos pela força bélica, a militarização das relações internacionais, a corrida aos armamentos, o financiamento e armamento de grupos que desestabilizam países, utilizando a mentira ,a intriga e a conspiração para justificarem os seus crimes.

Disse Fidel no encerramento do IVº Congresso do Partido Comunista de Cuba:

"Tu, Marti, não foste derrotado no dia em que caíste em Dos Rios! E, pelo seu exemplo e pela sua morte, hoje há milhões de cubanos dispostos a seguir o seu exemplo, dispostos a defenderem as ideias e dispostos a morrer como fizeram para salvar a liberdade, a justiça, a honra e o decoro dos homens, porque sem honra e sem decoro não pode haver vida, nem importa a vida, nem queremos a vida, não só a nossa, mas também a daqueles que amamos.

Escreveu Marti:

"Tem de haver uma certa quantidade de decência no mundo ,tal como tem de haver uma certa quantidade de luz. Como há muitos homens sem decoro, há outros que tem o decoro de muitos homens. Estes são os que se revoltam com enorme força contra aqueles que roubam a liberdade das nações, o que é roubar o decoro dos homens. Nestes homens há milhares de um povo inteiro, a dignidade humana."

A Associação de Amizade Portugal Cuba assinala esta efeméride com a transcrição destas palavras de Fidel e Marti cheias de significado e força Revolucionária e um testemunho de força e confiança para a luta pela libertação dos povos.