XVII Europeu de Solidariedade com Cuba

Bohninj, Eslovénia, 23-25 de Novembro de 2018

Associação de Amizade Portugal-Cuba

 

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) saúda todas as organizações participantes neste XVII Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e agradece à Associação de Amizade Eslovénia-Cuba e ao ICAP o convite para participarmos nesta iniciativa de solidariedade com o heróico povo cubano e a sua Revolução.

A AAPC é uma associação de solidariedade sem fins lucrativos fundada em 1974, imediatamente a seguir  à Revolução de Abril que libertou Portugal de 48 anos de fascismo. A AAPC, cuja actual direcção foi eleita este ano, conta com mais de 2 000 associados. Tem sede em Lisboa e toda a nossa actividade incide no esclarecimento e debate sobre as consequências do Bloqueio na vida do Povo Cubano e a sua resistência heróica ao longo destes quase 60 anos. A AAPC é uma estrutura nacional e procura incentivar iniciativas através dos vários núcleos noutras cidades.

A AAPC tem vindo a desenvolver a sua actividade em resposta e combate à ofensiva global do imperialismo que, face ao aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, intensifica a sua agressividade, alimenta guerras e agressões económicas, nomeadamente contra Cuba e Venezuela, entre outros países da América Latina e do mundo, ignorando o Direito Internacional, impondo a sua lei assumindo-se como os donos do mundo.

A AAPC é solidária com Cuba e outros países da América Latina e Caribe pelo levantamento do criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA a Cuba, assim como pela restituição de Guantánamo ilegalmente ocupado ao estado soberano de Cuba. O combate das forças democráticas contra a ofensiva do imperialismo centra-se na luta pela Paz de que Cuba é expoente máximo e na defesa dos direitos dos povos à sua soberania e ao direito a decidirem o seu próprio destino.

A AAPC participa activamente em iniciativas internacionais como a Cimeira dos povos, o Festival Mundial da Juventude e em Encontros, Conferências e iniciativas do Parlamento Europeu de Solidariedade com a Revolução Cubana. Temos participado anualmente na Brigada Internacional José Martí e na Festa do Avante que é o maior evento cultural e político organizado no nosso país.

Organizamos sessões públicas de intervenção política sobre Cuba e actividades culturais divulgando a cultura cubana, comemoramos datas históricas e divulgamos efemérides marcantes da Revolução. A AAPC está a investir no desenvolvimento do seu trabalho de esclarecimento político e de informação, com a publicação de um boletim mensal online e temos disponível um “sítio” e uma página no Facebook e Twitter.

A AAPC continuará a trabalhar em Portugal e em iniciativas internacionais de solidariedade com Cuba e em prol da Paz. Temos em curso uma campanha  de distribuição de faixas “Fim ao Bloqueio” a nível nacional com o objectivo de chegar a todas as cidades do país. Preparamos uma grande iniciativa comemorativa dos 60 anos da Revolução Cubana a realizar em Janeiro de 2019. Na primeira quinzena Junho de 2019 vamos realizar o “I Grande Encontro Nacional pelo Fim do Bloqueio” imposto ilegalmente pelos EUA a Cuba.

No plano internacional, estamos disponíveis para participar em acções conjuntas com outras organizações. Acções que tenham significado marcante e relevante na luta pela Paz, contra a escalada agressiva militarista e pelo fim do criminoso Bloqueio contra Cuba, bem como outros estados soberanos vitimas da agressão do império do norte.

No próximo dia 28, vamos participar no Parlamento Europeu, na II Conferência “Fim do Bloqueio contra Cuba”, promovida pelo Grupo Esquerda Unida – Esquerda Verde Nórdica.

A AAPC apela ao estreitamento das relações de cooperação entre as organizações europeias de solidariedade com Cuba e ao aprofundamento da discussão de futuras acções conjuntas a favor do levantamento do Bloqueio e da restituição de Guantánamo ao Povo Cubano.

Fim ao Bloqueio!

Guantánamo livre dos invasores Yankes!

Viva a Revolução Socialista Cubana!

CUBA VENCERÁ!